CAXIAS DO SUL | Prefeitura sanciona lei que autoriza aplicativos de transporte individual de passageiros

Da redação | A Prefeitura de Caxias do Sul, na serra gaĂșcha, sancionou na Ășltima terça-feira (9) a lei sobre o transporte individual de passageiros por meio de aplicativos de smartphone, como Uber. A nova medida, que estabelece algumas normas para o serviço, estĂĄ no DiĂĄrio Oficial do municĂ­pio.

O texto foi aprovado por unanimidade pela Cùmara de Vereadores da cidade em dezembro de 2017, e não sofreu vetos por parte do prefeito Daniel Guerra. O projeto havia sido apresentado em maio. Com a sanção do prefeito, a lei jå estå em vigor, mas tem 90 dias para ser regulamentada.

Os motoristas, por exemplo, dependerão de uma autorização do município, concedida pela Secretaria Municipal de Trùnsito, Transportes e Mobilidade, para atuar nas ruas. Os veículos serão identificados com um selo, que serå fixado no para-brisa dianteiro.

A lei proíbe mais de um veículo por motorista cadastrado e os veículos devem ter, no måximo, 8 anos de utilização, contados da data do emplacamento, além de quatro portas e ar condicionado.

HaverĂĄ ainda cobrança mensal da Taxa de Gerenciamento Operacional , que corresponde a um Valor de ReferĂȘncia Municipal (VRM) por veĂ­culo cadastrado. O VRM custa R$ 32,18.

Segundo a Prefeitura de Caxias do Sul, do montante recolhido com a TGO, 25% serå revertido para fundo de educação no trùnsito a ser criado.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!