FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | A tradicional Feira do Peixe de Canoas iniciou na manhã desta terça-feira (27) com boa expectativa de vendas. Segundo o Diretor de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rogério Freitas, a comercialização de pescados deve ser de mais de 70 toneladas. “Temos uma boa perspectiva de vendas porque, neste ano, contamos com a oferta de tilápias vivas”, esclarece.

Feirante há 17 anos, Jacinta Amaral Flores afirma que, este ano, a feira conta com mais variedade de pescados e maior qualidade dos produtos. “Estamos animados com as vendas e acreditamos que iremos superar as do ano passado”, ressalta. Entre as opções à venda estão tilápia, filé de anjo, piava, tainha, camarão, posta de arraia, corvina, pintado, entre outros. Além disso, as bancas ainda oferecem a tradicional tainha na taquara, bolinhos e espetinhos de peixe.

A feira acontece em cinco bairros da cidade: Niterói, Mathias Velho, Centro, Guajuviras e Rio Branco. Mais de 60 empreendedores comercializam pescados até a Sexta-feira Santa (30). Além da venda dos pescados, a feira ainda reúne 30 artesãos que oferecem chocolates e artesanato, 20 bancas de hortifruti e 15 pontos de comercialização de sucos e vinhos.

Um dos clientes que já garantiu os pescados para a Sexta-Feira Santa, Everton Santana Lopes, reitera que, nessa época, sempre procura pesquisar os preços em diferentes locais e os compara aos dos supermercados e garante: “a Feira do Peixe de Canoas está com bastante variedade de produtos e o preço está bem competitivo. Eu, que tenho a família grande e preciso comprar muitos quilos de pescado, pesquiso muito os valores e asseguro que a feira está com preços excelentes”.

O horário de funcionamento da Feira do Peixe de Canoas é das 9h às 20h, com exceção da Sexta-feira Santa, quando as atividades encerram às 12h.

Endereços:

Niterói – Praça Dona Mocinha

Mathias Velho – Praça São Pio X

Centro – Praça da Bandeira

Guajuviras – Rótula da Avenida 17 de abril

Rio Branco – Praça Cônego Lotário Steffens

*Com informações da Prefeitura de Canoas