NOVA SANTA RITA | Conheça a Expresso Charqueadas que, em menos de 30 dias, vai substituir ViaNova nas linhas municipais

FOTO: Lucas Pereira Bicca/Ônibus Brasil/Reprodução

Da redação | Há mais de 20 anos a Expresso Charqueadas faz o transporte municipal na cidade que tem o mesmo nome da empresa, na Região Carbonífera do Rio Grande do Sul. Agora, em menos de 30 dias, a empresa também vai estar pelas ruas de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Isso, porque no último dia 10 de abril, a Prefeitura assinou um contrato com a empresa para a operação das linhas municipais. A Expresso Charqueadas foi a única inscrita no processo de contratação emergencial.

Conforme o diretor da empresa, Marcos Lopes, 10 ônibus vão fazer parte da frota de Nova Santa Rita. Destes, todos tem acessibilidade para portadores de deficiência e 60% tem ar-condicionado.

Para começar a operação com tudo pronto ainda faltam alguns detalhes. Três ônibus ainda precisam ser adquiridos pela empresa e o local da garagem também precisa ser definido. “Estamos em negociação com dois locais que atendem a nossa necessidade. Ainda nessa semana vamos definir isso”, conta.

Exigências da Prefeitura

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Rodrigo Batistella, para operar as linhas a empresa deverá seguir as regras propostas pela prefeitura no acordo. “Os veículos devem ter no máximo oito anos e acessibilidade universal. Parte da frota deverá ter ar-condicionado”, afirma.

Sistema

O novo sistema de transporte municipal deve começar a operar em no máximo 30 dias. As novas linhas devem ter, em média, entre 3,5 mil e cinco mil passageiros por dia. A tarifa vai continuar em R$ 3,75.

São previstas no contrato cerca de cem linhas para atender toda a cidade. Ainda não foram divulgadas informações dos itinerários.

Para escolher o nome do novo sistema, a Prefeitura incluiu em sua página do facebook uma enquete para os moradores.

Integração

O consórcio ViaNova que é formado pelas empresas Sogal e Viação Montenegro vai continuar operando as linhas intermunicipais de Nova Santa Rita. Atualmente, a empresa também é responsável pelas minhas municipais.

Quando a Expresso Charqueadas começar a operar as linhas, ambas terão um sistema de bilhetagem eletrônica que irá possibilitar a integração entre as linhas municipais e intermunicipais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!