FOTOS: Jaime Zanatta/GBC

Da redação | A Prefeitura de Canoas reabriu oficialmente na manhã desta quarta-feira (16) o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA). O local fica na Avenida Boqueirão, no bairro Igara.

O CBEA é um espaço público de assistência aos animais de rua. Em uma estrutura de 40m² estão instalados consultórios veterinários, salas cirúrgicas, baias para eqüinos, boxes para cães, sala de esterilização e depósitos de materiais.

Atualmente, o local atende mais de 140 animais de forma fixa entre cães, gatos e cavalos. O investimento na revitalização realizada pela Prefeitura foi de R$ 410 mil. Em um ano e meio de gestão, mais de R$ 1,3 milhão foram destinados para o CBEA.

IMG_6748

Um dos objetivos da Prefeitura é realizar seis mil castrações por ano. Porém, como a obra do centro cirúrgico ainda não foi concluída, em 2018 devem ser realizados três mil procedimentos.

IMG_6738

Durante a solenidade, o prefeito Luiz Carlos Busato ressaltou os problemas que haviam no local quando ele assumiu o executivo. “Encontrei o CBEA em estado de abandono, com falta de medicamentos, falhas na estrutura e na higienização dos espaços”, contou.

Atendimentos

A Prefeitura informou que não haverá alteração na rotina dos atendimentos clínicos, que vinham sendo realizados em barracas fornecidas pela aeronáutica desde janeiro. Com a conclusão das reformas, as consultas e os procedimentos ambulatoriais voltam para dentro do prédio do CBEA.

Administração

O CBEA é administrado pela Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Em 2017, o local passou por um profundo processo de reestruturação, com o objetivo de qualificar o serviço prestado, com a reforma do prédio, do bloco cirúrgico, construção das novas salas de pré e pós-operatório, manutenção e aquisição de equipamentos.