CANOAS | Combate aos alagamentos é reforçado no bairro Rio Branco

Foto: Derli Colomo Júnior

Da redação *| Como medida preventiva de combate aos alagamentos, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMO), está realizando a limpeza e o desassoreamento da vala interna do bairro Rio Branco. Com a utilização de duas escavadeiras hidráulicas e duas dragas, está ocorrendo a retirada de lixo depositado irregularmente no local e também proveniente das águas das chuvas.

O secretário de Obras, Adalberto Schen, ressaltou que o trabalho iniciou no dia 15 de maio e seguirá por dois meses. “É uma medida permanente para prevenir alagamentos. Em 2017, quando assumimos a gestão, encontramos trechos desta vala em que era possível atravessarmos a pé. Além disso, havia muitos resíduos sólidos, lodo, vegetação e lixo. Precisamos das valas desassoreadas para evitar os alagamentos”, disse.

Segundo o secretário adjunto de Obras, Robson Borges, a falta de limpeza permanente das valas da cidade estava entre as principais causas dos alagamentos em Canoas. “Esse é o terceiro trabalho de limpeza de uma vala de macrodrenagem. Há 15 anos, no mínimo, essa vala interna não era limpa. No ano passado, realizamos o serviço nos bairros Mathias Velho e Niterói. Nas últimas chuvas já foi percebido o resultado do trabalho, pois toda a água vai diretamente para as bocas de lobo, percorrendo a rede pluvial até as valas de macrodrenagens e finalizando nas casas de bombas que retiram essas águas”, explicou.

Onde fica?

A vala interna do Rio Branco inicia na rua Roberto Francisco Behrens, no Mato Grande, e vai até a rua Primavera, em uma extensão de aproximadamente quatro quilômetros, entre as Casas de Bombas nº 3 e nº 4.

Descarte irregular de lixo

As denúncias de descarte irregular de lixo podem ser feitas por meio da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), que fica na rua Ipiranga, 120, ou pelo telefone 0800 510 1234.

O descarte correto dos resíduos que não são recolhidos na coleta normal deve ser feito nos cinco Ecopontos da cidade. Conheça todos eles clicando aqui.

*Com informações da Secom Canoas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!