NOVIDADE EM CANOAS | Prefeitura lança a Central da Pessoa Idosa

FOTO: Jaime Zanatta/GBC

Da redação* | A Prefeitura de Canoas lançou na última quinta-feira (26) a Central da Pessoa Idosa. A assinatura do decreto foi feita pelo prefeito, Luiz Carlos Busato, e pela vice-prefeita, Gisele Uequed, no dia dos Avós.

Com previsão de iniciar o funcionamento em setembro, o local visa concentrar todos os serviços direcionados aos idosos do município. O projeto está na fase final de estruturação e será no Centro da cidade, na avenida Victor Barreto, 2970, junto ao prédio da Sonepar.

Busato agradeceu o empenho dos servidores municipais que estão à frente das políticas públicas voltadas aos idosos e ressalta que “a Central coloca Canoas no patamar de um município que está fazendo algo de verdade em prol das pessoas idosas.”

O prefeito ainda anunciou que a administração vem trabalhando para transformar Canoas em uma Cidade Amiga do Idoso, certificação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aos municípios que estimulam o envelhecimento ativo: “isso significa que Canoas deverá cumprir uma série de ações relacionadas ao cuidado e à atenção com a pessoa idosa, visando a qualidade de vida no envelhecimento, o que irá fortalecer ainda mais as atividades já desenvolvidas pela administração”, explica Busato.

De acordo com a vice-prefeita, Gisele Uequed, a Central da Pessoa Idosa é mais um programa que garante os direitos desse público, ampliando as políticas públicas voltadas aos idosos do município. A finalidade é proporcionar um espaço de ouvidoria para os idosos e seus familiares. Além disso, direcionar e dar acesso aos serviços, demandar as necessidades para os órgãos competentes e acompanhar o andamento dos pedidos. “Precisamos trabalhar para que o envelhecimento seja sadio, ativo e sustentável. E nós, como gestores públicos, devemos pensar em políticas para que os canoenses envelheçam ativos e com saúde”, ressalta Gisele.

Idosos canoenses comemoram

O auditório Sady Schivitz estava lotado com os alunos do Programa Gerações e demais idosos do município, que comemoraram a notícia do lançamento da Central da Pessoa Idosa. Aluna do Gerações, Fredolina Silva Guimarães, de 93 anos, comenta as políticas públicas voltadas para os idosos: “estou muito feliz em participar do Programa, estava entrando em depressão, mas com as aulas do Gerações tive um motivo para viver, estou muito feliz. A Central do Idoso é outro benefício que vai facilitar a nossa vida, só tenho a agradecer ao prefeito e à vice-prefeita por olharem por nós com tanto carinho”.

Confira alguns serviços da Central da Pessoa Idosa:

– Inscrições e informações do Programa Gerações;

– Confecção de credencial de estacionamento;

– Protocolo de solicitação de fraldas e demais itens da lei municipal da hipossuficiência;

– Informações sobre as ILPI’s (Instituições de Longa Permanência do Idoso) do município.

– Escuta qualificada e encaminhamento das demandas inerentes à terceira idade;

– Informações sobre os direitos das pessoas idosas;

– Articulação da rede de proteção;

– Promoção dos grupos de convivência dos idosos da cidade;

– Promoção de eventos para a terceira idade.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!