CANOAS | Nova sede da escola Julieta Balestro entra em funcionamento

FOTO: Derli Colomo Jr./Prefeitura de Canoas

Da redação* | A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Julieta Balestro voltou a funcionar na Ășltima quarta-feira (1Âș), apĂłs ter sido interditada. Em sede provisĂłria, os estudantes retomaram as atividades normalmente. Durante o perĂ­odo em que a instituição nĂŁo esteve em funcionamento, os alunos foram remanejados, pela Secretaria Municipal da Educação, para outras EMEIs, conforme escolha dos pais e responsĂĄveis.

A interdição foi uma medida preventiva da Prefeitura, após constatação de comprometimento na estrutura do prédio. Anålise técnica demonstrou que a escola, cuja obra iniciou em 2013, foi construída com materiais sensíveis à umidade, incompatíveis com o clima do Rio Grande do Sul.

Desde o fechamento da escola, hĂĄ cerca de 80 dias, pais e responsĂĄveis, representados por uma comissĂŁo, tĂȘm tido constantes encontros para a proposição de ideias. Um das alternativas propostas pela comissĂŁo foi o aluguel de um espaço nas proximidades da EMEI para sediar a escola. De acordo com eles, reagrupar os alunos e profissionais novamente seria um benefĂ­cio para a vida escolar dos pequenos estudantes.

A Prefeitura de Canoas acatou a reivindicação. Para servir de sede provisória, uma casa foi alugada e adaptada. O novo local conta com seis salas de aula, refeitório, pracinha, cozinha, banheiros e sala para a direção. Os alunos vinculados à EMEI Julieta Balestro, que estavam remanejados, foram convidados a retornarem à instituição, de acordo com a opção dos pais.

Derli_Colomo_JĂșnior_0003
FOTO: Derli Colomo Jr./Prefeitura de Canoas

A prefeita em exercĂ­cio de Canoas, Gisele Uequed, ressaltou o compromisso da Administração municipal com a qualidade da Educação e com o bem-estar dos alunos. “Nossa gestĂŁo tem um olhar especial para Educação. Agimos rĂĄpido no caso da EMEI Julieta Balestro para buscar uma solução sem quaisquer prejuĂ­zos Ă s crianças e Ă s famĂ­lias, elas permanecem unidas nas mesmas turminhas sem perdas na ĂĄrea pedagĂłgica. Quanto Ă  obra inadequada realizada antes de assumirmos, estamos tomando as devidas providĂȘncias jurĂ­dicas”.

DiĂĄlogo constante

A resolução dos problemas causados pela interdição da escola foi construĂ­da com todas as partes envolvidas, fruto de um movimento transparente que a Prefeitura tem aplicado ao longo dos Ășltimos meses, envolvendo comunidade e Poder PĂșblico, dando respostas Ă s demandas da educação. Um exemplo ocorre com a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ildo Meneghetti, que apresenta graves problemas estruturais.

Nos Ășltimos meses, pais e responsĂĄveis, professores e membros do Executivo tĂȘm se encontrado periodicamente para buscar soluçÔes e propor saĂ­das. E a resolução do problema jĂĄ Ă© realidade na escola. As estruturas que apresentavam comprometimento foram derrubadas e, nas prĂłximas semanas, novas salas de aula estarĂŁo Ă  disposição da comunidade.

Relembre o caso

A interdição da EMEI Julieta Balestro foi uma medida preventiva tomada pela prefeitura para preservar a integridade fĂ­sica de alunos e profissionais que ali atuavam. Laudo feito pelo EscritĂłrio de Engenharia de Canoas constatou comprometimentos na estrutura do prĂ©dio. A degradação das paredes e forros podem ser, segundo laudo do EscritĂłrio de Engenharia, em consequĂȘncia da infiltração da ĂĄgua de chuva originĂĄria da cobertura. AnĂĄlise demonstrou que as estruturas foram construĂ­das com materiais sensĂ­veis Ă  umidade, incompatĂ­veis com o clima do Rio Grande do Sul.

Vinicius Thormann (4 de 41)
FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

A obra da escola iniciou em 2013 e segue as tipologias do Projeto Padrão do Fundo Nacional da Educação (FNDE). O custo total da construção foi de R$ 1.511.310,41. A EMEI Ledevino Piccinini, no bairro Fåtima, que também foi construída no mesmo padrão, estå sendo acompanhada por técnicos da årea de engenharia civil vinculados à Prefeitura de Canoas. Embora a escola apresente problemas de acabamento, ela não tem problemas estruturais e não corre nenhum risco de interdição.

*Com informaçÔes da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!