CANOAS | Lançamento do Espaço Multicultural Guajuviras encerra a 12ª Semana da Juventude

FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | A chuva e o frio do último sábado (11) não foram capazes de espantar os jovens do Guajuviras, que se mobilizaram no encerramento da 12ª Semana da Juventude de Canoas e no lançamento do Espaço Multicultural Guajuviras, na quadra de samba do bairro. A programação iniciou logo cedo com uma caminhada da Força Jovem e dos escoteiros, que teve o objetivo de chamar a atenção para assuntos como às drogas, o bullying, a violência, a depressão e a automutilação.

Ainda pela manhã, dezenas de jovens compareceram ao lançamento do Espaço Multicultural Guajuviras, projeto que é resultado da mobilização de artistas do bairro, que pretendem fomentar a cidadania, a arte e a cultura no local. Durante todo o dia, os jovens participaram de diferentes atividades, como, por exemplo, mutirão de grafite, corte de cabelo, capoeira, apresentação de dança, taekwondo, contação de história, teatro, mostra de filme, palestras sobre saúde e bate papo sobre diversidade. O evento ainda contou com a participação de jovens voluntários da França e do secretário de Relações Internacionais da cidade de Nanterre. “Achei esse espaço um máximo, é uma oportunidade da gente se encontrar, trocar ideias e experiências”, comemora uma das jovens, Tainá Uroda, de 23 anos.

Um dos coordenadores do projeto, o rapper Adriano Peixoto, conhecido como Dplay, afirma que a reunião e a participação dos jovens é de extrema importância para fortalecer o protagonismo juvenil. “No Guajuviras, há muitos jovens artistas, estudantes e empreendedores, que encontram nesse projeto e no Espaço Multicultural um canal de voz e um meio para desenvolver seu potencial”, ressalta.

O Espaço Multicultural tem apoio da Prefeitura, através da Diretoria da Juventude. De acordo com o diretor da pasta, Cássio Abreu (Xala), a mobilização dos jovens do Guajuviras demonstra o quanto a juventude de Canoas é atuante e necessita ser ouvida. “São por esses jovens inquietos e que buscam seu lugar na sociedade que apresentamos a eles novas concepções culturais e sociais na Semana da Juventude. É nosso dever, como gestores públicos, ampliar e fortalecer as competências dos jovens através da participação. Por isso, propomos diferentes atividades para que os jovens estejam engajados e participando na construção de Canoas”, salienta Xala.

Balanço da 12ª Semana Municipal da Juventude

Segundo o secretário especial da Juventude, Rubielson Medeiros, a 12ª Semana da Juventude de Canoas “foi um sucesso em todos os sentidos. Conseguimos proporcionar uma ampla programação, com atividades nas escolas, nos bairros e no Sesc. Além disso, superamos todas as nossas expectativas de público. Agradecemos aos organizadores, apoiadores e, principalmente, à juventude canoense pela mobilização”.

A Semana da Juventude teve como objetivo oferecer espaços aos jovens canoenses para expor suas ideias e demandas; promover ações sociais, culturais e de inclusão; oportunizar a utilização de espaços públicos no município; desenvolver conhecimentos e habilidades nos campos artístico e cultural como possibilidades de enriquecimento intelectual e inclusão social; e promover o diálogo e a interação entre jovens e as comunidades da cidade.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!