CAMPANHA | Seguindo tendĂȘncia estadual, Canoas registra baixa procura por vacinas contra poliomielite e sarampo

Foto: Sumaia Villela/AgĂȘncia Brasil

Da redação | Em uma semana, a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo imunizou mais de 2 mil pessoas em Canoas, de acordo com balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal da SaĂșde (SMS). A campanha, que começou no dia 6 e segue atĂ© dia 31 de agosto, tem a meta de imunizar 18.229 crianças com idade entre um e cinco anos.

De acordo com os dados da SaĂșde, cerca de 12,63% das vacinas (2.303) contra o sarampo tinham sido aplicadas nos cinco primeiros dias da campanha. A SaĂșde alerta sobre a importĂąncia da imunização, porque, mesmo que a cidade nĂŁo tenha nenhum caso positivo de sarampo, o paĂ­s passa por um perĂ­odo de reinserção das doenças, por conta da baixa cobertura vacinal.

Para melhorar o alcance da vacinação, neste sĂĄbado (18) serĂĄ realizado o “Dia D”, com vacinação disponĂ­vel em todas as unidades de saĂșde de Canoas, das 8h Ă s 17h. O objetivo Ă© que pais que nĂŁo tĂȘm tempo durante a semana possam levar seus filhos no sĂĄbado para a vacinação. A dose aplicada durante a campanha Ă© a trĂ­plice viral, que engloba a prevenção do sarampo, caxumba e rubĂ©ola. AlĂ©m dela, as crianças estĂŁo recebendo um reforço contra a paralisia infantil.

Quem deve tomar

A primeira dose da vacina contra poliomielite e sarampo deve ser tomada aos 12 meses; a segunda, com 15 meses, junto da imunização contra Varicela – ou atĂ© os 29 anos, caso a pessoa tenha pulado o reforço (confira a caderneta de vacinação). Dos 29 aos 49, a dose Ă© Ășnica. A partir dos 50 anos, o MinistĂ©rio da SaĂșde considera que a pessoa jĂĄ foi exposta ao vĂ­rus. Se vocĂȘ tem dĂșvida se estĂĄ imunizado ou nĂŁo, os especialistas indicam tomar de novo. GrĂĄvidas e pacientes imunodeprimidos nĂŁo podem tomar.

Sobre o Sarampo

O sarampo Ă© uma doença infecciosa causada pelo Morbili vĂ­rus e transmitida por meio da tosse ou de espirros de pessoas contaminadas. Os principais sintomas sĂŁo febre, tosse e manchas pelo corpo. A vacinação Ă© a melhor maneira de proteger seu filho contra a doença. A vacina trĂ­plice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubĂ©ola – Ă© oferecida gratuitamente pelo SUS, em esquema de dose Ășnica, a partir dos 12 meses de idade.

O alto risco para retorno da poliomielite tambĂ©m preocupa. Por recomendação do MinistĂ©rio PĂșblico Federal, os municĂ­pios precisam adotar as medidas necessĂĄrias para garantir o aumento da vacinação contra a doença. Conforme levantamento divulgado na Ășltima semana, a maioria das cidades brasileiras tĂȘm menos de 50% das crianças protegidas contra a pĂłlio.

Com informaçÔes da Secom Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!