GREVE ATINGE SAMU | Secretaria afirma que atendimento pelo 192 vai ser normalizado

Foto: Divulgação

Da redação | A Secretaria Estadual da SaĂșde (SES) vai fazer o pagamento aos trabalhadores de uma empresa terceirizada que presta serviços ao Samu no Rio Grande do Sul. A autorização Ă© da Procuradoria-Geral do Estado e tem como objetivo fazer com que o setor de telefonia seja normalizado o mais breve possĂ­vel.

Com salårios e benefícios atrasados hå meses, os atendentes iniciaram a paralisação no início da noite desta segunda-feira por tempo indeterminado. O Estado enfatiza que pagava corretamente a empresa, mas a terceirizada é que não efetuava o pagamento aos profissionais.

Somente em julho, quando os terceirizados receberam os vencimentos referentes ao mĂȘs de maio, a Secretaria nĂŁo efetuou o repasse, “justamente porque a empresa nĂŁo comprovou o pagamento aos seus funcionĂĄrios”.

TendĂȘncia Ă© de normalização
Segundo a Secretaria Estadual da SaĂșde, o serviço estĂĄ com cerca de 60% de sua capacidade e retomando gradualmente o ritmo normal. Isso diante da medida do Estado de deslocar servidores da pasta para atuar no atendimento das chamadas.

“NĂŁo houve atĂ© agora nenhum registro de prejuĂ­zo Ă  saĂșde dos pacientes”, garante a Secretaria por meio de nota.

A greve atinge apenas telefonistas e operadores de rĂĄdio do Samu e nĂŁo afeta os socorristas, motoristas e mĂ©dicos. Os grevistas sĂŁo funcionĂĄrios da FA Recursos Humanos, contratada pelo Estado. Eles tĂȘm a função de fazer a triagem das ocorrĂȘncias recebidas pelo 192 e encaminhĂĄ-las para as equipes de resgate.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!