ELEIÇÕES 2018 | Sartori segue na liderança de intenções de voto para o Palácio Piratini

FOTO: Ricardo André Frantz

Da redação | Foi divulgada na última sexta-feira (17) uma pesquisa do Ibope para a eleição de governador no Rio Grande do Sul. José Ivo Sartori (MDB) aparece na liderança das intenções de voto com 19%.

Na sequência, aparecem Eduardo Leite (PSDB) e Miguel Rossetto (PT) empatados com 8%. Jairo Jorge (PDT) está na quarta colocação com 6%. Na quinta posição, aparece Júlio Flores (PSTU) com 4%. Mateus Bandeira (NOVO) e Roberto Robaina (PSOL) estão empatados com 2%. Brancos e nulos somam 28%. 22% dos eleitores não sabe em quem votar.

O candidato Paulo de Oliveira (PCO) não está na pesquisa. O motivo, é que quando o levantamento foi realizado, ainda não havia muitos detalhes sobre a sua candidatura.

Espontânea

Neste cenário, o eleitor responde em quem pretende votar, mas o pesquisador não apresenta os candidatos.

José Ivo Sartori(MDB) continua na liderança com 7%. Jairo Jorge (PDT) está na segunda colocação com 3%. Empatados na terceira posição, estão Eduardo Leite (PSDB) e Miguel Rosseto (PT) com 2%. Júlio Flores (PSTU) está com 1%. Mateus Bandeira (NOVO) e Roberto Robaina (PSOL) não foram citados.

2% dos eleitores apresentaram outros nomes como respostas. 64% não sabe em que votar. 20% votaria em nulo ou em branco.

Rejeição

Neste cenário, o eleitor teve que responder a seguinte pergunta: em quais destes candidatos você não votaria? Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices:

José Ivo Sartori (MDB) aparece na ponta com 44% da rejeição. Miguel Rossetto (PT) está na segunda colocação com 12%. Júlio Flores (PSTU) e Roberto Robaina (PSOL) estão com 10%. Jairo Jorge (PDT) tem 8% de rejeição, seguido ainda, de Eduardo Leite (PSDB) com 7% e Mateus Bandeira (NOVO) com 6%.

8% dos entrevistados respondeu que não rejeita nenhum dos candidatos. 24% não sabe em qual não votará.

A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS. 1.008 eleitores foram ouvidos em 60 municípios entre os dias 14 e 16 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento foi registrado no TER-RS com o seguinte número: 01969/2018. O levantamento também está registrado no TSE sob o numerou: BR-06119/2018.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!