CRUELDADE | Polícia investiga matança de animais por envenenamento

Foto: Clareci Cocaia

Da redação | A Polícia Civil está investigando a morte de 24 cães e um gato na região sul do Estado. Os casos ocorreram em Herval, onde já foram registradas oito ocorrências desse tipo. Em uma das comuniçações, o dono de um canil disse que 13 animais foram encontrados em óbito.

Os moradores relataram que o autor do envenenamento teria praticado os crimes durante a noite. No entanto, não há suspeitos. A Polícia Civil deve ouvir as pessoas que registraram as denúncias.

Em nota, a prefeitura disse que “o município possui um departamento com veterinário para castração de animais, preocupado com a proliferação descontrolada”, e o que “o ocorrido não tem aval da administração municipal.”

Leia a nota

O prefeito Rubem Dari Wilhelnsen vem a público colocar posicionamento quanto à matança de cães e gatos ocorrido no município, na última semana. O município possui um departamento com veterinário para castração de animais, preocupado com a proliferação descontrolada. O ocorrido não tem aval da administração municipal.

Apelamos à sociedade protetora de animais, Polícia Civil, Ministério Público, ao legislativo municipal, aos que não gostam de cães e gatos, aos que tem prejuízos com a proliferação descontrolada desses animais de estimação ou de caça ou de proteção de propriedades e trabalho para que juntos possamos encontrar formas legais para controlar, para identificar os animais, os proprietários, promover controle sanitário, etc.

Promover a sustentabilidade da receitas e de despesas. Apelamos a todos que possam contribuir, inclusive a imprensa com conhecimento de municípios e de leis que possam ajudar para que atos assim não se repitam.

Cabe esclarecer por fim que é quase normal esse tipo de controle na maioria dos municípios da metade sul, que diante de tamanha barbárie algo legal precisa ser criado.

Concluindo, salientar ainda que a responsabilidade de todos deve ser no sentido de contribuir para solucionar a criação, uso e descarte.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!