FOTO: Jaime Zanatta/GBC

Da redação | Foi aberta oficialmente neste sábado (25) a 41ª edição da Expointer no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em 2018, a maior feira do agronegócio a céu aberto da América Latina tem como lema: “Nossa Gente, Nossa Força.”

Durante a solenidade oficial de abertura o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, ressaltou a importância que o agronegócio tem para a economia do Rio Grande do Sul. “Esteio significa sustentação e o agronegócio sustenta o estado”.

Além disso, Pascoal também comentou sobre a chegada dos mais de 200 venezuelanos que serão instalados na cidade em setembro. “Vamos receber eles da melhor maneira possível e mostrar como Esteio é acolheadora”.

40091133_503655186770702_1543926977818263552_n
Expointer foi aberta oficialmente na tarde deste sábado (25). – FOTO: Jaime Zanatta/GBC

O secretário de agricultura do estado, Odacir Klein, destacou as novidades da 41ª Expointer, como a ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar, a participação do dobro de animais expostos e competindo, além de várias outras atrações, como shows, exposições, oportunidades de negócios, entre outras. “O que pode ser constatado no crescimento a cada ano da Feira, assim como aprimoramento do agronegócio em todas as áreas e sua relevância para a economia do estado, mesmo em um ano mais difícil como este, de crise econômica, alta do dólar e em que temos eleições”

No evento, também houve a entrega da Medalha Assis Brasil, agraciando pessoas por serviços prestados na área da agricultura e pecuária. Quem recebeu: Ricardo Barbosa Alfosin (presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB/RS); Rogério Jacob Kerber (consultor e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal) e Vasco Antônio da Costa Gama (agropecuarista e criador de gado, ovino e equinos).

Tempo bom

O primeiro dia de Expointer foi marcado por céu limpo e sol forte. Por causa disso, o parque ficou lotado desde as primeiras horas da manhã.

Atrações

São mais de 400 eventos e atividades à disposição dos visitantes durante os nove dias de feira. O público também terá acesso à exposição de 151 raças de animais e aos pavilhões de máquinas e implementos agrícolas, da Agricultura Familiar e da Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs).

Paralelamente, as entidades também vão dar início as atividades temáticas, como palestras, cursos e seminários voltados ao aprimoramento da agropecuária.