FISCALIZAÇÃO | Viagem Segura aplica 3,8 mil testes com etilômetro durante o feriado farroupilha

Foto: Pedro Belo Garcia/ Arquivo Palácio Piratini

Da redação | A 93ª edição da Operação Viagem Segura desenvolvida nesse feriado farroupilha encerrou-se à meia-noite do domingo (23), com fiscalização de 24.391 veículos por agentes e equipamentos eletrônicos da Brigada Militar e seu Comando Rodoviário (CRBM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Juntos, os dois órgãos registraram 8.490 infrações. Desde a zero hora da quarta-feira (19), foram recolhidos 544 veículos e 193 carteiras de habilitação irregulares.

Mesmo com o esforço conjunto dos órgãos de trânsito para a redução da acidentalidade, ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 279 acidentes nos cinco dias desta Viagem Segura, que resultaram em 216 feridos e 11 mortos no local (média de 2,2 mortes por dia). No ano passado, como o 20 de setembro caiu numa quarta-feira, a Operação durou apenas um dia e teve registro de oito mortes em decorrência de acidentes de trânsito (contabilizando aqui o acompanhamento das vítimas até 30 dias após a ocorrência). Feriado comparável ao deste ano foi o de 2016, quando ocorreram 21 mortes em cinco dias (4,2 por dia em média). Entre os anos de 2007 a 2017, o feriado Farroupilha teve, em média, 6,5 mortes por dia.

Os órgãos de fiscalização aplicaram 3.855 testes de etilômetro e autuaram 64 condutores por embriaguez, dos quais 19, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados a delegacias. Outros 101 foram autuados por recusa ao teste do etilômetro. Todos esses 165 condutores sofrerão as sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento). Em caso de reincidência em um ano, aplica-se a multa em dobro e é instaurado Processo de Cassação do Direito de Direito de Dirigir contra o infrator.

*Com informações do Detran-RS

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!