CANOAS | Dia da Responsabilidade Social mobiliza moradores do Guajuviras

FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | Alusivo ao Dia da Responsabilidade Social, comemorado no dia 21 de setembro, a Universidade La Salle, em parceria com a Prefeitura de Canoas, realizou uma série de atividades de prestação de serviços à comunidade do bairro Guajuviras. O evento foi realizado neste såbado (29) na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) CÎnego José Leão Hartmann.

Durante todo o dia, foram oferecidos serviços gratuitos de assistĂȘncia jurĂ­dica, consultoria administrativa, corte de cabelo e barba, atendimento de fisioterapia, avaliação fĂ­sica e de saĂșde, cadastro de cartĂ”es do transporte pĂșblico, orientação para as mulheres sobre violĂȘncia domĂ©stica, instrução sobre educação alimentar e orientação profissional oferecido pelo Banco de Oportunidades da Prefeitura. AlĂ©m disso, a comunidade pode participar das oficinas de produção de sabĂŁo aromatizante, de primeiros socorros, de prevenção do suicĂ­dio, sobre a Lei Maria da Penha, bate papo com a PolĂ­cia Civil e palestra sobre emoçÔes. O evento tambĂ©m contou com atraçÔes artĂ­sticas de dança, mĂșsica, capoeira, muay thai, brinquedos inflĂĄveis e pintura de rosto para as crianças.

As diretorias municipais de PolĂ­ticas para as Mulheres, da Pessoa com DeficiĂȘncia, das PolĂ­ticas de Igualdade Racial, da Juventude e das PolĂ­ticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais participaram das atividades levando informação, orientação e auxĂ­lio para a comunidade. A diretora de PolĂ­ticas para as Mulheres, Ana Moraes, orientou as mulheres sobre os cinco tipos de violĂȘncia e sobre a rede de enfrentamento Ă  violĂȘncia oferecida pela Prefeitura. “Estamos instruindo as mulheres sobre os locais de atendimento, sobre a saĂșde da mulher, sobre a Lei Maria da Penha e informando sobre questĂ”es jurĂ­dicas”, afirma. Foi o caso da dona de casa, Carina da Silva Borges, que conseguiu assistĂȘncia jurĂ­dica no local. “Trouxe meus trĂȘs filhos para brincar e acabei conseguindo orientação sobre uma causa judicial, fiquei muito feliz porque estava precisando muito”, ressalta.

Conforme uma das organizadoras do evento, Soraia Kuhn, as atividades foram realizadas por voluntários, alunos e professores de todos os cursos da Universidade La Salle, com apoio da Prefeitura, de entidades e ONGs do município. “Este evento acontece todos os anos com o objetivo de realizar uma ação social em uma comunidade carente de Canoas, oferecendo serviços e atividades gratuitas”, explica.

*Com informaçÔes da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!