FOTO: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

Da redação* | Alusivo ao Dia da Responsabilidade Social, comemorado no dia 21 de setembro, a Universidade La Salle, em parceria com a Prefeitura de Canoas, realizou uma série de atividades de prestação de serviços à comunidade do bairro Guajuviras. O evento foi realizado neste sábado (29) na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego José Leão Hartmann.

Durante todo o dia, foram oferecidos serviços gratuitos de assistência jurídica, consultoria administrativa, corte de cabelo e barba, atendimento de fisioterapia, avaliação física e de saúde, cadastro de cartões do transporte público, orientação para as mulheres sobre violência doméstica, instrução sobre educação alimentar e orientação profissional oferecido pelo Banco de Oportunidades da Prefeitura. Além disso, a comunidade pode participar das oficinas de produção de sabão aromatizante, de primeiros socorros, de prevenção do suicídio, sobre a Lei Maria da Penha, bate papo com a Polícia Civil e palestra sobre emoções. O evento também contou com atrações artísticas de dança, música, capoeira, muay thai, brinquedos infláveis e pintura de rosto para as crianças.

As diretorias municipais de Políticas para as Mulheres, da Pessoa com Deficiência, das Políticas de Igualdade Racial, da Juventude e das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais participaram das atividades levando informação, orientação e auxílio para a comunidade. A diretora de Políticas para as Mulheres, Ana Moraes, orientou as mulheres sobre os cinco tipos de violência e sobre a rede de enfrentamento à violência oferecida pela Prefeitura. “Estamos instruindo as mulheres sobre os locais de atendimento, sobre a saúde da mulher, sobre a Lei Maria da Penha e informando sobre questões jurídicas”, afirma. Foi o caso da dona de casa, Carina da Silva Borges, que conseguiu assistência jurídica no local. “Trouxe meus três filhos para brincar e acabei conseguindo orientação sobre uma causa judicial, fiquei muito feliz porque estava precisando muito”, ressalta.

Conforme uma das organizadoras do evento, Soraia Kuhn, as atividades foram realizadas por voluntários, alunos e professores de todos os cursos da Universidade La Salle, com apoio da Prefeitura, de entidades e ONGs do município. “Este evento acontece todos os anos com o objetivo de realizar uma ação social em uma comunidade carente de Canoas, oferecendo serviços e atividades gratuitas”, explica.

*Com informações da Prefeitura de Canoas