NOVO HAMBURGO | Mutirão do Outubro Rosa atende mais 100 mulheres com exames de mastologia nos primeiros dois dias

Foto: Divulgação/ Secretaria da Saúde de Novo Hamburgo

Da redação | A Secretaria da Saúde de Novo Hamburgo realizou mais de 100 consultas nas primeiras etapas do Mutirão do Outubro Rosa, realizadas na sexta-feira (12) e sábado (13), durante o último feriadão. Os atendimentos ocorreram no Centro de Especialidades Médicas, em Hamburgo Velho. Ao todo, 113 mulheres foram atendidas por meio do SUS do Município.

As mastologistas Daiane Cristine Dorr e Gabriela Rosali dos Santos foram as médicas que protagonizaram a ação, contribuindo ainda com informações entre as pacientes sobre a necessidade do diagnóstico precoce. A agenda foi organizada a partir do chamamento feito pela Secretaria da Saúde, por telefone e de maneira antecipada, intermediado pela Gerência de Informática da Secretaria.

Serão ainda mais duas oportunidades de mutirão neste Outubro Rosa nas próximas sextas-feiras, dias 19 e 26, com a estimativa de 200 atendimentos na totalidade.

A Secretaria da Saúde de Novo Hamburgo realizou triagem junto aos registros do Setor de Marcação de Consultas com o objetivo de chamar as pacientes que necessitam do acompanhamento médico na especialidade. Tratam-se de consultas eletivas que, analisadas caso a caso, poderiam apontar a necessidade de mais exames conclusivos sobre alguma alteração no tecido mamário.

Além do diagnóstico a partir do autoexame e seguido de avaliações periódicas, a Secretaria reforça a necessidade da busca por hábitos saudáveis de vida, como a prática regular de exercícios físicos, dietas ricas em nutrientes e pobres em gorduras e carboidratos simples, que não contribuem para a sensação de saciedade e são responsáveis por quilinhos a mais, especialmente no aumento da circunferência abdominal. O sobrepeso e a obesidade não envolvem apenas questões estéticas, pois dizem respeito ao aumento nos índices de doenças e de mortalidade.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Novo Hamburgo

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!