CANOAS | Após novo vandalismo, prefeitura diz que vai aumentar rondas e instalar mais alarmes em escolas

Foto: divulgação/ Sinprocan

Da redação | A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), se manifestou a respeito do recente caso de vandalismo envolvendo a EMEF Sete de Setembro. Funcionários da instituição chegaram para trabalhar na manhã desta segunda-feira (14) e encontraram salas de aula reviradas, materiais danificados e portas arrombadas.

Conforme o Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (Sinprocan), nada foi levado do local. Porém, a comunidade escolar reclama da falta de segurança. De acordo com o sindicato da categoria, esse é o terceiro caso de arrombamento envolvendo escolas em Canoas. Nos últimos dias, as EMEFs Odete Freitas e Arthur Oscar foram alvo de bandidos.

De acordo com nota enviada à reportagem, a SME “trabalhou durante esta segunda-feira (14) para a reparação dos danos causados pela ação de criminosos na EMEF Sete de Setembro. ” Durante a ação criminosa, que teria ocorrido no fim de semana, os vândalos abriram as janelas de todas as salas de aula, que ficaram reviradas, e danificaram grades, cadeados e alguns objetos de uso da instituição e dos alunos.

Sobre a falta de vigilância nas escolas, a SME respondeu que “vem implementando diversas ações para fortalecer a segurança dos prédios públicos, o que já reduziu o índice de arrombamentos neste locais. No entanto, as pastas [secretaria da Segurança Pública e Cidadania e da Educação] traçaram novas estratégias para aumentar, ainda mais, a vigilância de escolas durante o período de férias. Serão instalados alarmes nas escolas que ainda não o possuíam e vai ocorrer maior número de rondas com veículos e agentes da Guarda Municipal nessas instituições, para reduzir o tempo dos deslocamentos em caso de disparos de alarmes.”

Mais cedo, o secretário de Comunicações do Sinprocan, Luiz Fernando Giacomelli Conte, disse também e nota que é “urgente o retorno da guarda privada nas nossas escolas, em regime de 24 horas, preservando o patrimônio público e o trabalho de 74 instituições de ensino em Canoas, que fazem o que o Executivo deixa de fazer.”

Leia a nota na íntegra

A Secretaria Municipal da Educação de Canoas (SME) trabalhou durante esta segunda-feira (14) para a reparação dos danos causados pela ação de criminosos na EMEF Sete de Setembro. Desde o ano passado, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Cidadania, a SME vem implementando diversas ações para fortalecer a segurança dos prédios públicos, o que já reduziu o índice de arrombamentos neste locais.

No entanto, as pastas traçaram novas estratégias para aumentar, ainda mais, a vigilância de escolas durante o período de férias. Serão instalados alarmes nas escolas que ainda não o possuíam e vai ocorrer maior número de rondas com veículos e agentes da Guarda Municipal nessas instituições, para reduzir o tempo dos deslocamentos em caso de disparos de alarmes.

A Prefeitura de Canoas lamenta e repudia esta ação de criminosos e vândalos. Mais do que causar prejuízos materiais, a destruição criminosa prejudica a comunidade escolar. É por tal motivo que a Prefeitura de Canoas reafirma o seu compromisso de garantir o ensino de qualidade para todos os alunos da rede municipal e se compromete em fortalecer a vigilância.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!