ESTEIO | Cães esperam por um lar no Canil Municipal

Foto: Luciana Abdur/ divulgação

Da redação | Mais de 50 cães adultos do Canil Municipal de Esteio aguardam por um novo cuidador. O espaço, mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), opera com a capacidade máxima.

Não temos um espaço adequado e propício para acolhê-los. Recebemos diariamente pedidos de recolhimento, mas não temos como atender a essa demanda. O cão precisa de um lar com condições de saúde e qualidade de vida. Aqui, ele passará seus dias encarcerado nas baias – diz a coordenadora do bem-estar animal da Secretaria, Luciane Baretta.

Em parceria com as polícias Militar e Civil, a prefeitura busca conscientizar a população que abandonar animais é crime, conforme a Lei Federal 9.605/98, que prevê multas e pena de prisão de três meses a um ano. Servidores fixaram cartazes em paradas de ônibus de Esteio para reforçar o aviso.

Para que os criminosos possam ser identificados, a orientação é que, ao flagrar uma cena de abandono, a pessoa fotografe ou grave e registre ocorrência na Polícia Civil, Brigada Militar ou Ouvidoria da Prefeitura.

Adote um bichinho do Canil Municipal!
Quem estiver pensando em ter um bichinho de estimação deve, antes de tudo, pensar em uma série de questões relacionadas à adoção responsável. Por exemplo, onde o animalzinho ficará? Ele terá um espaço adequado para correr e brincar? Há condições de fazer a castração dele? Quem assumirá as responsabilidades de vacinas, medicamentos e alimentação? A família poderá ficar com ele por 15 anos? Quem cuidará dele em caso de viagens?

Após essa reflexão, a sugestão é que as pessoas optem pelo acolhimento a bichinhos abandonados que estão em canis. O Canil Municipal de Esteio, mantido e operado pela Prefeitura, fica na Av. Luiz Pasteur, 7275, Bairro Três Marias, junto ao Galpão da Cootre (veja o mapa: http://bit.ly/catioro-go) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção.

Quem quiser conhecer quais cachorros estão aguardando adoção pode acessar o site do Catioro Go! (www.esteio.rs.gov.br/catioro/). A página, lançada pela Administração Municipal em 2016, pode ser acessada em computadores, tablets e smartphones e traz a foto, o nome e o sexo do cachorrinho. Para adotar pelo site, basta clicar em “Capturar Catioro” e fazer o login em uma conta do Facebook. Após, a pessoa terá sete dias para buscar o cãozinho no Canil Municipal. Caso passe o prazo, o cachorrinho voltará para a página e ficará disponível para adoção por outra pessoa.

Quem não tiver perfil no Facebook ou não quiser fazer login na rede social poderá também “capturar o catiorineo”. Para isso, basta ligar para o telefone (51) 3433-8180 e falar com a coordenadora Luciane Baretta. Por esta forma, também é aberto prazo de sete dias para que a pessoa busque o animalzinho no Canil.

Sobre o serviço de castração da Prefeitura
O serviço de castração oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente atende animais de rua e animais comunitários. Animais domésticos com dono também podem solicitar a castração sem custo, desde que o dono do bichinho esteja inscrito em algum programa do Governo Federal.

O pedido pode ser feito via Ouvidoria da Prefeitura (pelo telefone 0800-541-0400 ou presencialmente – Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h) ou aplicativo Fiscale.vc (disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS nas lojas Google Play e App Store), fornecendo dados como número do NIS ou nome completo, data de nascimento e CPF. Essas informações serão utilizadas para realizar a consulta no Cadastro Único.

As demandas são filtradas e verificadas pelo setor de Bem-Estar Animal da SMMA que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação. Em 2018, foram realizadas 456 castrações de cães e de gatos neste sistema. Os animais são recolhidos pela equipe da SMMA e levados até uma instituição em Cachoeirinha, onde o procedimento é realizado. Depois, os bichinhos são devolvidos a seus donos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!