Foto: Jaime Zanatta/GBC

Foto: Jaime Zanatta/GBC

Da redação | Foi inaugurada nesta quarta-feira (6) a ampliação do videomonitoramento de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre.  O sistema que já contava com dez câmeras, ganhou mais 15.

O videomonitoramento existe na cidade desde 2017. O controle é feito a partir de uma sala na sede da Brigada Militar (BM) no Centro. O espaço foi ampliado e reformado. Os recursos para isso foram ganhos durante a votação da Consulta Popular.

As câmeras estão em pontos estratégicos do município. Elas vigiam os acessos, as principais avenidas e entradas de bairros. Além de ajudar a combater a criminalidades, as imagens ainda podem ajudar as polícias Civil e Militar na hora de atender uma ocorrência. “As imagens podem ajudar as investigações para elucidar homicídios e latrocínios, por exemplo”, garantiu o secretário municipal, Rodrigo Batistella.

Apenas o bairro Morretes ainda não conta com câmeras (Foto: Jaime Zanatta/GBC)

A tecnologia utilizada na ampliação do sistema instalado pela empresa Teltex vai garantir, que nos próximos dias, o cercamento eletrônico comece a funcionar na cidade. Ele pode, por exemplo, garantir que veículos roubados sejam recuperados. “Estamos em busca de um convênio com a Secretária Estadual da Fazenda para que ela nos forneça os dados dos carros e a gente possa também atuar nessa área”, comentou Batistella.

Os investimentos não param

Conforme a Prefeita Margarete Simon Ferretti, a prefeitura vai continuar trabalhando na área da segurança. Desde 2017, por exemplo, já foi entregue além do vídeomonitoramento, um alojamento para a BM.


Margarete quer mais policiais na cidade (Foto: Jaime Zanatta/GBC)

Nos próximos dias, uma nova viatura para a Brigada Militar será entregue. “O veículo 0km foi todo custeado pelos cofres municipais. Estamos investindo na área e respondendo a população para que ela se sinta segura. Nossos índices de crimes são baixos e isso é resultado do nosso trabalho integrado”, ressaltou.

Porém, a chefe do Executivo Municipal continua em busca de mais efetivo policial. Margarete espera do Estado a construção de um Batalhão para a BM na cidade. Hoje, Nova Santa Rita tem a segurança realizada pelo 15° BPM de Canoas. “Pedimos para o secretário estadual da segurança do governo anterior e vamos pedir para o novo: queremos um pelotão em Nova Santa Rita e mais PMs aqui. Estamos fazendo a nossa parte para isso”, finalizou.