CANOAS | Com 11% da população acima de 60 anos, município inaugura Central da Pessoa Idosa

Foto: Vinícius Thormann/ Divulgação

Secom Canoas | Um espaço de ligação entre a população idosa de Canoas e as políticas públicas voltadas a ela. Esse é o principal objetivo do mais novo serviço do município: a Central da Pessoa Idosa, primeira do tipo no Rio Grande do Sul, localizada no primeiro andar da Galeria Sonepar (Av. Victor Barreto, 2970 – loja 10). O ato de inauguração oficial, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), contou com a presença de autoridades e, principalmente, do público que será atendido na Central: os idosos.

No ano passado, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, e a vice-prefeita, Gisele Uequed, assinaram o decreto que criou a Central, dentro de uma política de governo que busca a valorização desta faixa etária na sociedade. A ideia era criar um serviço especializado de orientação e acolhida aos idosos e familiares, encaminhando e acompanhando as diversas demandas relacionadas ao envelhecimento.

Para a coordenadora do serviço, Camila Ferreira, o município agora passa a centralizar em um único local, de fácil acesso no centro da cidade, todas as políticas públicas que já são promovidas na cidade. “É aqui que vamos trabalhar na articulação das ações voltadas ao envelhecimento com qualidade de vida. Nossa proposta é tratar a terceira idade com positividade, abrindo nossas portas para ouvir, acompanhar, orientar e propor”, destaca Camila.

Canoas segue se destacando nacionalmente pelas iniciativas e inovações no atendimento a esse público. De acordo com o último Censo, 11,47% da população do município é idosa e, por isso, a necessidade de um olhar mais atento. Muitas ações refletem essa atenção dada pelo poder público, como a transferência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Idoso para o bairro Centro, a reforma do Centro de Convivência do Idoso e, claro, o Programa Gerações, iniciativa inédita no país que está proporcionando novas experiências em Canoas aos mais velhos.

“Nós somos uma cidade que realmente se preocupa com o idoso. É fácil ter um discurso a favor da inclusão da terceira idade, mas nós provamos com ações concretas que estendemos a mão à pessoa idosa. A inauguração da Central é um marco nessa política de respeito, admiração e reconhecimento à importância dos mais experientes”, ressalta a vice-prefeita, Gisele Uequed.

Durante a cerimônia de inauguração da sede da Central da Pessoa Idosa, as autoridades fizeram o descerramento da placa alusiva à adesão do município à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, programa do Governo Federal com foco na qualidade de vida e na promoção do envelhecimento saudável, reunindo ações dos setores governamentais, organismos internacionais e instituições públicas e privadas, tendo como público-alvo os idosos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Para o prefeito Luiz Carlos Busato, valorizar a população com mais idade é essencial na promoção de uma sociedade mais justa. “Reinserir o idoso na sociedade é devolver a dignidade a essa pessoa. Política pública para terceira idade é oportunizar experiências, promover saúde, valorização e qualidade de vida. E é nisso que estamos trabalhando desde o início dessa gestão. Como uma pessoa idosa, fico grato por todo o trabalho desenvolvido pela nossa equipe a fim de proporcionar a população com mais de 60 anos alternativas para bem viver essa fase da vida”, ressalta Busato.

Participaram do ato, representando a Câmara de Vereadores de Canoas, vereador Gilson Oliveira, representando a Assembleia Legislativa do Estado, deputado Elizandro Sabino, e a coordenadora das Políticas de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Luiziane Brusa da Costa.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!