ESTEIO | Vereadores cobram explicações da REFAP sobre fumaça; administração diz que é normal

Foto: Franciene Teixeira de Freitas/Arquivo Pessoal

Da redação | Uma comissão de vereadores de Esteio se reuniram com o gerente de Segurança e Meio Ambiente da Refinaria Alberto Pasqualine (Refap) de Canoas, José Leandro Lima. O objetivo era ouvir as explicações da empresa frente a duas situações de emissão exagerada de fumaça escura registradas nos dias 5 e 13 de maio.

Leia mais:

Vereadores pedem explicações sobre fumaça que saiu da Refap de Canoas

Falha em sistema provoca saída de fumaça na Refap

O gerente explicou que a chama é a queima de monóxido de carbono e possui baixo impacto. Ele atribuiu o cheiro forte à emissão de gás dos carros e das empresas, assim como da refinaria em dias de inversão térmica, ou seja, de chuva, quando o cheiro fica mais forte. A refinaria sustenta que todos os acontecimentos estão dentro da normalidade e que as chamas são exatamente para garantir a segurança. O episódio do dia 5 teria sido em função do problema de uma válvula desencadeando toda a queima e o dia 13 foi de restauração do sistema.

Ao contrário do que disse o gerente, funcionários da refinaria afirmaram não ser normal e ressaltaram que o sucateamento da refinaria, a falta de investimentos e a redução da mão de obra podem ser um agravante para a segurança do local.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!