ESTEIO | Guarda Municipal aumenta em quase 80% o número de rondas em 2019

Foto: Prefeitura de Esteio/Divulgação

Da redação* | Entre janeiro e junho de 2019, os agentes da Guarda Municipal de Esteio realizaram a averiguação de 11.802 locais durante os quatro turnos em que fazem a fiscalização e vigilância na cidade. Esse número de rondas é 79% superior ao registrado em comparação ao mesmo período de tempo em 2018 (6.592 averiguações). Um outro dado que aponta a ampliação da atuação das forças de segurança do Município é o número de boletins de atendimento, que passou de 297 nos seis meses iniciais de 2018 para 1.066 neste ano, um aumento de 259%.

Um dos fatores importantes para essa maior presença dos agentes na cidade foi a ampliação, em 30%, do efetivo da Guarda Municipal. Neste ano, a corporação passou a contar com mais 12 guardas, contratados via Concurso Público e aprovados no curso de formação realizado durante o segundo semestre de 2018.

Desde o início da atual gestão, em 2017, foram reforçadas a integração, a parceria e as ações conjuntas entre a Administração Municipal e as forças de segurança que atuam na cidade, como a Polícia Civil e a Brigada Militar. A adoção do programa Guarda Mais Presente, em fevereiro de 2017, promoveu uma reestruturação da Guarda Municipal, com novos turnos de trabalho dos agentes, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Com isso, praças e pontos de maior movimento do Município contam com ronda ostensiva das viaturas e agentes, contribuindo com a Brigada Militar nas patrulhas.

Além disso, no final do ano passado a Prefeitura recebeu as 20 pistolas da marca Taurus, calibre 380, que fazem parte dos equipamentos de trabalho usados pelos guardas no combate à criminalidade. Além de treinamento, os agentes passaram por teste e por avaliação psicológica para uso de arma de fogo.

*Com informações da Prefeitura de Esteio

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!