CANOAS | Governador Eduardo Leite e prefeito Busato participam de seminário sobre trabalho prisional

Foto: Pablo Reis/Prefeitura de Canoas

Da redação* | O I Seminário de Gestão, Fomento e Boas Práticas para Oferta de Trabalho à Pessoa Presa, realizado em Canoas, contou nesta quinta-feira (8) com a participação do governador do Estado, Eduardo Leite, do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, e do prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, além do secretário estadual de Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, e demais autoridades. O objetivo do evento, que vai até esta sexta-feira (9) no Canoas Parque Hotel, é apresentar iniciativas e panoramas para fortalecer parcerias em projetos de utilização da mão de obra prisional. Entre os temas, está a criação do Fundo Rotativo nos estabelecimentos prisionais do Estado, destinado à aquisição, transformação e revenda de mercadorias e a prestação de serviços, bem como à realização de despesas correntes de capital.

O Prefeito Busato levou aos agentes penitenciários, empresários e autoridades a experiência de Canoas com o Programa Recomeçar, projeto da prefeitura que faz a ressocialização do apenado. 108 detentos do regime aberto e semiaberto trabalham para a Prefeitura em ocupações diversas, como pintura, construção, limpeza de praças, separação de mantimentos, carregamento, transporte de cargas e serviços gerais ou de cozinha. “Temos o projeto de ampliar ainda mais a parceria com o Governo do Estado, fazendo com que as roupas de cama dos nossos hospitais e os uniformes escolares, por exemplo, sejam fabricados por apenados. É uma mão de obra barata e qualificada, e estamos ressocializando”, comentou o prefeito.

O governador Eduardo Leite afirmou que segurança pública é uma das prioridades. Segundo ele, “é responsabilidade ressocializar os apenados, mas também é preciso preparar a sociedade para a acolhida”.

O vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, reafirmou que quatro pilares sustentam a segurança pública: O combate à criminalidade, a prevenção, o atendimento ao cidadão e o sistema prisional. “É difícil modificar o sistema prisional, mas é somente discutindo e trazendo as boas práticas, como estamos fazendo neste evento, que vamos conseguir mudar a realidade”, afirmou o vice-governador.

*Com informações da Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!