Foto: Fernando Dias/Seapdr
Da redação* | Antes do sol nascer nesta segunda-feira (19), os primeiros animais começaram a chegar ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, para a 42ª Expointer. O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, recepcionou a Cabanha Oliveira, de Uruguaiana, que trouxe ovelhas da raça texel, repetindo uma tradição de ser a primeira a entrar no parque.
A recepção e inspeção dos animais, feita por técnicos do Estado, teve uma novidade este ano com o Café de Cambona, oferecido pela prefeitura de São Nicolau. “O Café de Cambona relembra a tradição gaúcha dos tropeiros e traz essa cultura para recepcionar os primeiros criadores que participam da Expointer”, disse o secretário Covatti Filho.
A recepção aos animais de argola (de exposição) prossegue até as 23h59min da sexta-feira (23), véspera de início da Expointer. Os animais de provas e os rústicos poderão ingressar durante todo o período da feira, desde que tenham sido previamente inscritos.
Todos os animais que participam da Expointer são inspecionados pelo serviço veterinário oficial. Ao todo, mais de 100 profissionais, entre veterinários e quadro técnico, estarão envolvidos na atividade. Para a inspeção, além da Guia de Trânsito Animal (GTA), os proprietários devem apresentar uma série de documentos sanitários referentes a cada espécie. Os animais só podem entrar parque após a verificação dos itens exigidos e da inspeção clínica.
A 42ª edição da Expointer contará com 3.975 animais de argola. Além dos julgamentos e leilões de animais, a Expointer terá em sua programação o desfile dos campeões, palestras técnicas, feira da agricultura familiar e espetáculos artísticos, entre outras atrações. A Expointer ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
*Com informações do Governo do RS