Foto: Divulgação/ MDB

O ex-deputado federal Ibsen Pinheiro morreu aos 84 anos, na noite desta sexta-feira (24). Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto passava por tratamento de saúde no Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

O governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-deputado. O velório de Ibsen ocorre até 16h deste sábado (25) na Assembleia Legislativa. A cerimônia de cremação estará restrita à família.

Em nota, o presidente do MDB no RS, Alceu Moreira, lamentou a morte de Ibsen Pinheiro.

É com imensa tristeza que recebemos a confirmação do falecimento do nosso grande companheiro Ibsen Pinheiro. Ele foi sem dúvida alguma uma das mentes mais brilhantes da política brasileira, um intelectual na sua essência e de uma enorme generosidade. Foi um amigo, um parceiro e um mestre a quem tive a honra de suceder na presidência do MDB gaúcho. A sua partida deixa um vazio gigante no coração do MDB de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil.

Alceu Moreira – presidente do MDB gaúcho

Nascido em São Borja em 5 de julho de 1935, foi presidente do MDB gaúcho por dois mandatos – 2010 a 2012 e 2015 a 2017. Ele foi vereador, deputado estadual, deputado federal e presidiu a Câmara dos Deputados. Por duas vezes, exerceu o cargo de presidente da República e teve papel decisivo na elaboração da Constituição Brasileira de 1988. Além de jornalista, Ibsen era advogado, foi procurador de justiça e promotor do Estado.