Foto: Vinícius Thormann/Prefeitura de Canoas

A partir desta segunda-feira (4), a campanha de vacinação contra a gripe será retomada nas UBSs e clínicas de Saúde da Família em Canoas. Segundo a prefeitura, novas doses da vacina, que são enviadas pelo Ministério da Saúde, já chegaram ao município, possibilitando a retomada. Apenas durante a segunda-feira, a prefeitura disponibilizará um ônibus especial no pátio da Escola Edgar Fontoura, no bairro Marechal Rondon, das 9h às 16h.

Público-alvo

O público-alvo da segunda fase é composto por portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros e portuários. Profissionais das forças de segurança e salvamento e motoristas e cobradores do transporte coletivo, também integrantes do público-alvo, já receberam a imunização em seus locais de trabalho.

Onde se vacinar?

A população interessada em receber a vacina contra a gripe comum deve procurar uma das 24 unidades básicas de Saúde disponíveis, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. A exceção ocorre em quatro unidades que passam por melhorias em suas estruturas e os moradores podem procurar as unidades Harmonia, Central Park, Fátima, Guajuviras, Santo Operário ou qualquer outra UBS.

Quantas pessoas já foram vacinadas?

Até o momento foram imunizados 61.391 integrantes dos grupos prioritários que integram as duas primeiras fases da campanha de vacinação, o que equivale a um percentual de 48,58% do total. Deste número, 44.482 dos imunizados são idosos que receberam a vacina em casa ou no drive-thru. 

Documentos necessários 

A campanha de vacinação contra gripe, em Canoas, ocorre da seguinte forma: as unidades de saúde listadas abaixo serão pontos de aplicação da vacina. Caminhoneiros devem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria C, D ou E. Cobradores e motoristas de transporte coletivo devem apresentar o crachá funcional ou a carteira de trabalho. O restante do grupo prioritário deve apresentar no momento da vacinação o documento de identidade, junto à receita ou laudo médico. 

Calendário alterado 

O Dia de D de Vacinação Contra a Influenza, que estava marcado para acontecer no dia 9 de maio, foi suspenso pelo Ministério da Saúde. Também foi prorrogado o início da próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação, dividindo em duas etapas o público-alvo que ainda não havia sido contemplado. Em consequência, a estratégia de vacinação seguirá até o dia 5 de junho, ganhando duas semanas a mais. 

De acordo com o Governo Federal, a mudança se dá em função do momento atual de propagação da Covid-19 e da disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantan. Entre os dias 11 e 17 de maio, serão aplicadas as doses em crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Já entre os dias 18 de maio e 5 de junho, a vacinação será focada em adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas. 

PONTOS DE VACINAÇÃO

Ônibus da Saúde  

Estará nesta segunda-feira (4) na Escola Edgar Fontoura (rua São Pedro, nº555, bairro Marechal Rondon), das 9h às 16h

UBS Boa Saúde  

Rua Boa Saúde, 1640 – Rio Branco 

UBS Central Park  

Av. das Canoas, 272 – Central Park 

UBS CONCOBAN   

Rua Rodrigues Alves, 769 – Niterói 

CSF Estância Velha  

Rua São Matheus, s/nº – Estância Velha 

UBS Fátima  

Rua Butenbender, 244 – Fátima 

UBS Fernandes  

Rua Gomes Freire de Andrade, 1036 – Vila Fernandes 

CSF Guajuviras  

Av. 17 de Abril, 1991 – Guajuviras 

UBS Harmonia  

Rua Machado de Assis, 201 

UBS Igara  

Rua Dr. Alfredo ngelo Filho, 68 – Igara 

UBS Mathias Velho  

Av. Rio Grande do Sul, 1615 – Mathias Velho  

UBS Natal  

Rua Nossa Senhora da Conceição, 285 – Natal 

CSF Niterói  

Rua Primeiro de Maio, 534 – Niterói 

UBS Niterói  

Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói 

UBS Nova Niterói  

Rua Quaraí, s/nº – Niterói 

UBS Olaria  

Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25 – Estância Velha 

UBS Pedro Luiz da Silveira  

Rua Mauá, 1724 – Rio Branco 

UBS Praça América  

Av. Rio Grande do Sul, 420 – Mathias Velho 

UBS Rio Branco  

Rua Edgar Fritz Müller, 83 – Rio Branco 

UBS Santo Operário   

Rua da Associação, 331 – Vila Cerne 

UBS São José   

Rua João Pessoa, s/nº – São José  

UBS São Luis   

Rua Teófilo Otoni, 268 – São Luis

CSF São Vicente  

Rua José Danilo de Menezes, 152 – Estância Velha 

UBS Santa Isabel  

Rua Coronel Vicente, 191 – Centro 

UBS União   

Rua São Borja, 395 – Mathias Velho