25.8 C
Canoas
13 de janeiro de 2025

Prefeitura de Esteio ganha ação judicial que proíbe sindicato de publicar fake news

Caso se refere ao falecimento de um suposto servidor municipal infectado com coronavírus e a outros dois trabalhadores que estariam contaminados

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul publicou no último dia 28 de abril decisão favorável ao Executivo Municipal de Esteio, proibindo o Sindicato dos Municipários de Esteio (Sisme) de publicar informações que possam gerar pânico sem checagem prévia da veracidade da informação.

A medida decorre de uma ação judicial ingressada pela Prefeitura devido a publicações sobre casos de servidores que estariam contaminados pelo coronavírus. As informações foram publicadas nas redes sociais da entidade sindical.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, a principal motivação para o ingresso via judicial foi um vídeo, na qual a presidente do sindicato afirma que um servidor da Prefeitura teria morrido devido ao coronavírus. Segundo exames, a causa do óbito foi diversa.

O Sisme, conforme o despacho, teria ainda afirmado a existência de dois casos de servidores com Covid-19, sendo que apenas um estaria contaminada na ocasião. “A Justiça reconheceu que o Sisme publica informações falsas. É uma pena que a entidade que deveria representar uma categoria tão importante tenha se tornado um espaço de atuação político-partidária”, escreveu Pascoal no Twitter.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!