Foto: Vinicius Thormann/Prefeitura de Canoas

A retomada das aulas na rede estadual de ensino ainda é um tema que gera incertezas. O distanciamento controlado apresentado pelo governador Eduardo Leite, no sábado (9), não prevê uma data para a volta às aulas presenciais. No final de abril, ele anunciou que as aulas da rede pública, em escolas estaduais e municipais, permaneceriam suspensas no Estado pelo menos até junho.

Leia também >> Canoas é classificada como de risco médio pelo distanciamento controlado

De acordo com o Governo do Estado, ao longo do mês de maio, serão estabelecidos protocolos para que alunos, professores e servidores retomem as aulas com segurança. “Isso pode exigir a compra de materiais ou equipamentos de proteção e reforço de recursos humanos, cujos processos de aquisição e contratação podem levar mais tempo.”

Na rede particular, as aulas poderão voltar ainda em maio, caso as escolas consigam cumprir todas as determinações do Estado. A expectativa era de que, quando da apresentação do distanciamento controlado, houvesse a definição de regras para o retorno das aulas da rede particular.

No entanto, o governador explicou que a discussão dos protocolos para a retomada das atividades da Educação ainda está ocorrendo e que o Estado analisa a questão.