Pascoal se reúne com ex-prefeitos de Esteio para discutir pandemia do coronavírus

Essa foi a primeira reunião entre o atual prefeito e os quatro últimos administradores vivos

O momento desafiador em que vive o país, com a conjunção de três crises diferentes nas áreas da saúde, economia, mas também na área política, pautou a primeira reunião promovida entre o atual prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal e os quatro últimos administradores vivos do município.

Com a participação dos ex-prefeitos de Esteio, Getúlio Fontoura (1993 a 1996), Vanderlan Vasconcelos (1997 a 2002), Sandra Silveira (2002 a 2008) e Gilmar Rinaldi (2009 a 2016), o encontro foi marcado por uma conversa aberta e muito agradável para tratar de temas pertinentes ao momento nacional e que afeta diretamente a vida do município.

Pascoal avaliou que o período é delicado e que a união e o esforço de todos permitirá um melhor andamento das ações a serem desenvolvidas em prol da comunidade. “Estamos vivendo uma crise sem precedentes em áreas muito sensíveis para a vida de todos nós, em especial na área política, fruto, muitas vezes, da falta de entendimento de lideranças, sobretudo as nacionais, que deveriam dar o exemplo de pacificação e de união do nosso povo, em torno do enfrentamento daquele que é o grande inimigo, nesse momento, que é o coronavírus”, observou.

Nesse sentido, Pascoal propôs o diálogo entre os demais gestores de Esteio, para que pudesse transmitir uma mensagem de união entre todos. “Apesar das divergências políticas existentes, e as temos, porque é isso que enriquece a nossa democracia, acreditamos que há muito mais convergências e que elas são necessárias para que possamos superar esse momento tão desafiador. É um fórum que permanecerá aberto para que, com união, façamos aquilo que é melhor para a nossa comunidade e para que toda a nossa população possa sair ganhando”.

Para o ex-prefeito Getúlio Fontoura, foi uma experiência muito positiva e que precisa se tornar prática comum. “Quando fui prefeito, tentei fazer esse encontro, mas não consegui. O Pascoal, na sua jovialidade, respeito a todos, teve essa capacidade e humildade em nos receber e ouvir o que cada um de nós têm a contribuir. A cidade precisa disso. O povo de Esteio merece essa atenção de todos nós”, afirmou.

“Foi um prazer receber o convite do prefeito Leonardo, de reunir os cinco prefeitos vivos, num momento necessário de união, independente de partidos políticos ou de interesses pessoais, com único sentido, de trabalhar a construção e a evolução da nossa cidade. Precisamos gerar esperança para nossa população e mobilizar todos, com cuidado, mas acima de tudo, precisamos continuar unidos pelo próximo. É fundamental falar com pessoas, ouvir ideias e construir projetos pensando no todo. Isso que foi feito nesse encontro”, disse Vanderlan.

Como professora, Sandra Silveira, única mulher a administrar o município, falou sobre a importância das ações voltadas à equidade de atendimento aos alunos da rede municipal. “É um momento que nenhum de nós, até agora, tinha experimentado algo parecido e esse encontro serviu para que pudéssemos trocar ideias. Sou da área da educação e sempre foi minha grande preocupação. Por isso, nesse momento em que há uma necessidade de acesso remoto, uso de plataformas digitais para que a formação educacional tenha continuidade, vemos, ainda mais forte, as diferenças sociais entre nossas crianças. Essa é uma preocupação que precisa estar nas prioridades de uma gestão e, ao que vemos, está sendo respeitada por esse governo”, disse.

Gilmar Rinaldi falou do valor do diálogo no atual momento da sociedade brasileira e que afeta muito a cidade de Esteio. “As pessoas precisam ter esperança. É um momento difícil, mas vamos superar. Precisamos seguir as regras apresentadas pelas gestões locais e estadual, e também a ciência. Além das questões de saúde, aproveitamos o momento para reforçar as iniciativas que a gestão já está tomando, para que todos os alunos tenham acesso à alimentação. E também os pequenos negócios tenham apoio, na sua manutenção. Esse é o caminho: diálogo e união de esforços”, disse.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!