“A população relaxou”, diz Busato sobre aglomerações nas últimas semanas em Canoas

Prefeito explicou que fechamento de praças e do comércio aos domingos foi "advertência" para evitar salto de casos de Covid-19

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, disse nesta terça-feira (09) que nas últimas duas semanas “a população relaxou” no cumprimento das medidas de combate ao coronavírus. Como resposta, a prefeitura fechou as praças e o comércio aos domingos, a fim de evitar aglomerações e, consequentemente, evitar a propagação do vírus.

“A gente não quer ir pra bandeira vermelha”, pontuou Busato, justificando a restrição do funcionamento dos estabelecimentos.

A preocupação do prefeito também é com relação ao número de casos de Covid-19. Um levantamento feito pelo próprio governo municipal mostrou que o número de pacientes confirmados em Canoas subiu 174% entre os dias 6 e 27 de maio. A disparada de notificações também aumenta as chances de maior ocupação das internações.

A Prefeitura de Canoas possui 50 leitos de UTI destinados ao tratamento da doença, sendo que 35 estão em funcionamento. Em média, 25 estão sendo ocupados atualmente. Conforme a demanda aumenta, a gestão pública ativa novas unidades, o chamado sistema de “gatilho”.

Vale lembrar que Canoas é referência no atendimento de pacientes com Covid-19 na região. Ou seja, pessoas de outras cidades também ocupam os leitos situados em Canoas.

No total, Canoas preparou 932 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com coronavírus, espalhados em hospitais de campanha e no Hospital Universitário (HU). Mais 200 leitos foram abertos nessa terça-feira no HU.

Durante entrevista à Agência GBC nessa terça-feira, Busato demonstrou preocupação com o comportamento dos canoenses nas últimas semanas.

“De uns 14 dias pra cá, percebemos que a população relaxou. A curva [do número de casos] não veio com a intensidade prevista. A população descansou, começou a frequentar as praças, as ruas. No fim de semana, o pessoal dá aquela relaxada, vai pra praça, tomar uma cervejinha, bater um papo, fazer roda de chimarrão, que é uma coisa impressionante nos dias de hoje. E isso fez com que nosso gatilho fosse ativado”, desabafou.

Segundo o prefeito, esses fatores fizeram acender uma luz de alerta em Canoas. “Procuramos dar uma advertência fechando as praças e o comércio; Não é uma atitude 100% eficiente, mas ajuda a evitar a disseminação do vírus, porque evita aglomerações. Isso deu uma freada no número de casos”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!