Como seria a bandeira preta em Canoas?

Com a SaĂșde prĂłxima do limite, questionamentos sobre possĂ­vel bandeira preta, e atĂ© mesmo de lockdown, aumentam no RS

Em entrevista na Ășltima segunda-feira (29) para a AgĂȘncia GBC, o secretĂĄrio da SaĂșde de Canoas, Fernando Ritter, falou sobre a possibilidade de migrar para a bandeira preta, prevista no modelo de distanciamento controlado.

Segundo o titular da pasta, a classificação, que endurece ainda mais as medidas restritivas, seria possĂ­vel no caso de as pessoas nĂŁo tomarem as medidas necessĂĄrias de combate ao coronavĂ­rus. Para Ritter, a bandeira preta Ă© “praticamente um lockdown”.

“Temos como evitar, ainda podemos trabalhar com isso. Volto a dizer, as pessoas precisam voltar a acreditar que o coronavĂ­rus tem um curso diferente das demais. As pessoas chegam em nossas unidades de saĂșde e em poucas horas elas tĂȘm uma piora no quadro clĂ­nico”, pontua. (Entrevista completa pode ser assistida logo abaixo)

O que prevĂȘ a bandeira preta?

A bandeira preta é a classificação de risco mais elevada e, consequentemente, mais restritiva, de acordo com o modelo de distanciamento controlado elaborado pelo Governo do Estado, que a cada semana atualiza o mapa por regiÔes. Com o sistema hospitalar cada vez mais demandado, devido ao aumento de internaçÔes, o risco de uma bandeira preta também aumenta.

A coordenadora do ComitĂȘ de Dados do Estado, Leany Lemos, alerta para o perigo. “A melhor forma de evitar o lockdown Ă© fazer a contenção agora. NĂŁo Ă© hora de visita, churrasco, festinha, e nem de o comĂ©rcio brigar para abrir, pois tudo o que precisamos Ă© evitar as aglomeraçÔes”, pontua. A bandeira preta, em essĂȘncia, impĂ”e restriçÔes mais severas Ă quelas adotadas em ĂĄreas com bandeira vermelha. As regiĂ”es de Canoas, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Passo Fundo, Santo Ângelo e CapĂŁo da Canoa estĂŁo na vermelha atualmente.

Assim como na vermelha, nas regiÔes classificadas pela bandeira preta, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos. Os demais locais de comércio devem ficar fechados. Com 25% dos trabalhadores, podem funcionar comércio atacadista, varejista de itens essenciais; e estabelecimentos de manutenção e reparação de veículos. Com 50%, apenas comércio varejista de produtos alimentícios e de combustíveis para veículos. Ficam vedados o comércio de veículos e o comércio atacadista e de varejo não essenciais.

Restaurantes de autosserviço (self-service) devem ficar fechados. Lanchonetes e padarias podem abrir, mantendo 25% dos trabalhadores. Nos shoppings, tambĂ©m fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais – como farmĂĄcias, lavanderias e supermercados. Fora isso, os shoppings devem permanecer fechados, sem circulação de pessoas.

Seguem totalmente vedados o funcionamento de academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual) e serviços de higiene pessoal – como cabeleireiro e barbeiro.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!