Infectologistas pedem lockdown para conter coronavĂ­rus no Rio Grande do Sul

Segundo a categoria, a situação estå evoluindo para um grave comprometimento do atendimento dos pacientes infectados pelo coronavírus

A Sociedade Rio-grandense de Infectologia divulgou nota afirmando que diante da “grave situação epidemiolĂłgica da Covid-19 no Rio Grande do Sul”, sĂŁo insuficientes as medidas adotadas atĂ© o momento para conter a pandemia. A situação estĂĄ evoluindo, de acordo com o texto, para um grave comprometimento do atendimento dos pacientes infectados pelo coronavĂ­rus.

A nota da sociedade, com data de domingo (12), considera os nĂșmeros de mortos e contaminados em Porto Alegre, com destaque para os Ăłbitos por covid-19, que duplicaram em duas semanas, e no Estado, ressaltando que a epidemia estĂĄ em crescimento “acelerado”, “determinando impacto na capacidade de atendimento hospitalar, em unidades de terapia intensiva”.

Segundo a categoria, a “velocidade de propagação gera demanda adicional ao sistema de saĂșde, que jĂĄ enfrentava sobrecarga prĂ©via, impactando na assistĂȘncia a outras doenças. A diminuição de recursos humanos por adoecimento de profissionais Ă© uma realidade e agrava ainda mais a situação dos hospitais”, acrescenta o comunicado.

A diretoria da instituição finaliza a manifestação alegando esperar que “medidas mais rigorosas sejam consideradas e organizadas antes do atingimento do colapso do sistema de saĂșde, cenĂĄrio que acarretarĂĄ diversas mortes evitĂĄveis”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!