O Governo do Estado divulgou na última sexta-feira (24) o mapa preliminar da rodada do modelo de distanciamento controlado. Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul se mantiveram na bandeira vermelha.
Na região de Canoas, os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 cresceram 166% entre as duas semanas, percentual muito expressivo, passando de 47 para 125 hospitalizações. Além do aumento, o número de hospitalizações ainda é bastante elevado, deixando a região com a maior incidência de hospitalizações a cada 100 mil habitantes.
A situação de bandeira final vermelha acompanha a tendência de agravamento, pois trata-se da velocidade do avanço da pandemia e dos efeitos que podem permanecer por mais semanas. Da mesma forma, o número de internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no último dia passou de 58 para 83 entre as duas semanas.
Para o indicador de internados em UTI confirmados para Covid19, o crescimento foi de 25%, variando de 40 para 50. Com relação ao número de pacientes Covid19 em leitos clínicos o aumento foi de 4 pacientes (passando de 57 para 61 internados). Na razão entre os casos ativos na semana e recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana, o indicador obteve bandeira laranja, principalmente pela elevação do número de recuperados e razoável estabilidade em casos ativos.
No caso do número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos 7 dias para cada 100 mil habitantes, o indicador manteve-se em bandeira preta, com a razão passando de 5,93 para 15,77.
Prazo para recorrer
No prazo de 36 horas após a publicação do mapa preliminar, que se encerra às 6h de domingo (26), os municípios que quiserem podem encaminhar recursos sobre as classificações.
Na segunda-feira (27), o Gabinete de Crise analisará os dados enviados e rodará o mapa novamente e, à tarde, divulgará as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 14 a 20 de julho.