Prefeitura de Canoas garante atendimento de emergências e procedimentos agendados no Gracinha

Mais cedo, a casa de saúde havia informado, por meio de seu corpo clínico, a paralisação dos atendimentos, inclusive de emergência

A Prefeitura de Canoas informou na noite desta segunda-feira (03) que o atendimento de casos de emergência e consultas, exames e cirurgias já agendadas está garantido no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Mais cedo, a casa de saúde havia informado, por meio de seu corpo clínico, a paralisação dos atendimentos, inclusive de emergência.

A garantia foi possível depois de uma conversa com a administração do hospital. A prefeitura informou que a assistência aos casos de coronavírus e de pacientes já internados não irão sofrer prejuízos. Nesta-terça-feira (04), a Secretaria da Saúde de Canoas irá ao Ministério Público buscar uma solução, em conjunto com a Justiça e o hospital, para a situação.


Falta até seringas

Referência para mais de 150 municípios em oncologia e traumatologia, o Hospital Nossa Senhora das Graças pegou muita gente de surpresa com a notícia da paralisação, pois a casa de saúde, recentemente, incorporou mais 10 leitos de UTI para uso pelo SUS – o que foi possível com a entrega de novos respiradores –, reforçando o cuidado de casos mais complexos de coronavírus.

Em nota, assinada pela diretora do corpo clínico, Renata Rockenbach, o HNSG não tem condições mínimas de continuar em funcionamento. “Faltam insumos básicos, dentre eles seringas, gazes, látex de aspiração e todo e qualquer tipo de analgésico”, informa a instituição.

Além disso, o Gracinha comunica que há atrasos no pagamento de honorários e salários. “As equipes que prestam serviços ao hospital, sem receber honorários básicos desde maio de 2020 e também sem receber parcelas do acordo de um ano de atraso salarial, se nega a continuar nessas condições sem recebimento de um mínimo e também sem as condições mínimas”, finaliza.


Nota da Prefeitura de Canoas

A Secretaria da Saúde de Canoas informa que, em conversa com a administração do hospital, ficou garantido o atendimento de casos de emergência e de consultas, exames e cirurgias já agendadas. Desta forma, a assistência aos casos de coronavírus, bem como pacientes já internados, não irão sofrer prejuízos. Nesta-terça-feira (4), a secretaria irá ao Ministério Público buscar uma solução, em conjunto com a Justiça e o hospital, para a situação.

Nota do corpo clínico do Hospital Nossa Senhora das Graças

Venho por meio deste informar que o corpo clínico definiu por paralisar todos atendimentos, inclusive de emergência, pois o Hospital Nossa Senhora das Graças, não tem condições mínimas de continuar em funcionamento. Faltam insumos básicos, dentre eles seringas, gazes, látex de aspiração e todo e qualquer tipo de analgésico. As equipes que prestam serviços ao hospital, sem receber honorários básicos desde maio de 2020 e também sem receber parcelas do acordo de um ano de atraso salarial, se nega a continuar nessas condições sem recebimento de um mínimo e também sem as condições mínimas.

Dra. Renata Rockenbach
Diretora do Corpo Clínico do HNSG

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!