Prefeito de Esteio crava bandeira laranja e comércio pode reabrir no município

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, assinou decreto nesta segunda-feira (03) adotando a bandeira laranja no município até a próxima segunda-feira (10), embora o Governo do Estado tenha mantido a região na bandeira vermelha. Pascoal escreveu no Twitter que a administração municipal comunicou o Ministério Público da decisão, solicitando ao órgão que busque junto ao Estado, segundo o prefeito, os motivos do tratamento desigual.

Leia também >> Após análise de recurso, Leite mantém Canoas na bandeira vermelha pela sétima semana seguida

O chefe do Executivo municipal destacou que a região 8, composta por Esteio e outros 17 municípios, apresentou média ponderada de 1,60 no somátório geral de 11 indicadores, que são utilizados pelo Estado para medir aspectos como capacidade hospitalar e nível do contágio pelo coronavírus, dentro do sistema de distanciamento controlado. Pascoal justificou que as regiões de Pelotas, Bagé, Caxias do Sul e Palmeira das Missões apresentaram média ponderada maior do que a da região 8, e, mesmo assim, foram classificadas pela bandeira laranja, que tem nível de restrição menor.

Leia mais >> Leite avalia permitir abertura do comércio em regiões como a de Canoas

“Quatro regiões com índices piores que a R08-Canoas foram para a bandeira laranja. Os 18 municípios daqui, contudo, permaneceram na vermelha. A decisão técnica do modelo deu lugar à política. A região está pagando um preço para não “constranger” Porto Alegre. Isso é inadmissível!”, escreveu Pascoal.

O decreto passa a valer nesta terça-feira (04), vigorando pelo período da 13ª rodada do mapa do distanciamento controlado do Estado. O principal impacto da medida é a reabertura ao público do comércio não essencial.

Abaixo, confira o decreto assinado pelo prefeito Leonardo Pascoal

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!