Os lojistas de Canoas consideram positiva a flexibilização decretada pelo governador Eduardo Leite nas regiões de bandeira vermelha. A medida estadual foi anunciada nesta terça-feira (04) após reuniões com entidades que representam os municípios gaúchos. O afrouxamento das restrições, uma das principais demandas da categoria, ocorre às vésperas do Dia dos Pais, uma das datas mais rentáveis ao comércio.
Leia também >> Entenda como Canoas poderá abrir comércio de rua, shoppings e restaurantes na bandeira vermelha
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoas, Marcos Negrini, esperava que ainda na segunda-feira (03) o Estado classificaria a região de Canoas na bandeira laranja, o que não ocorreu. Porém, em menos de 24 horas, a situação mudou significativamente, pois a partir desta quarta (05) o comércio não essencial e os restaurantes poderão abrir as portas ao público.
“De qualquer forma, a medida de hoje é um avanço diante do quadro que tínhamos. O setor produtivo poderá exercer suas atividades, ainda que de forma limitada”, salienta Negrini.
Leia também >> “Comércio nunca foi o culpado”, diz líder da CDL Canoas ao defender reabertura na pandemia
O líder da CDL de Canoas ressalta que apesar da liberação, o comércio e os serviços seguirão rigorosamente os procedimentos de higiene e segurança para clientes e colaboradores. Apesar da flexibilização, que não é exatamente a mesma de um cenário de bandeira laranja, Marcos Negrini é esperançoso para que a região saia da bandeira vermelha – classificação que já dura sete semanas na região de Canoas.
“Esperamos pelo anúncio da bandeira laranja sexta-feira para, aí sim, poderem trabalhar em condições mais favoráveis à manutenção dos empregos e das empresas”, conta o presidente.