Prefeito de Canoas diz que migrar para bandeira laranja está mais difícil

Alteração de média ponderada deixou mais distante reingresso da região na bandeira laranja

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, afirmou nesta quarta-feira (05) que o novo decreto do Governo do Estado, que flexibiliza as regras do distanciamento controlado, tornou mais difícil a migração da região para a bandeira laranja. Atualmente, Canoas está classificada pela bandeira vermelha, de alto risco epidemiológico para o coronavírus, mas pode abrir o comércio não essencial e os restaurantes em dias e horários limitados.

A flexibilização das atividades econômicas, em regime de bandeira vermelha, foi decidida pelo Gabinete de Crise do Estado, na tarde de terça-feira (04). A medida permite a abertura do comércio varejista não essencial, localizados em ruas, centros comerciais e shoppings, e o funcionamento de restaurantes, de quarta a sábado, entre 10h e 16h. Segundo o governador Eduardo Leite, houve estabilização na demanda por internações em UTIs.

As mudanças foram debatidas e validadas em reunião com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e com as 27 associações regionais na terça-feira. Na mesma data, o governador também discutiu o tema com o prefeito de Canoas. “Falei com ele e com o seu vice [Ranolfo Vieira Jr]. Havia essa necessidade de o comércio abrir, principalmente com a proximidade do Dia dos Pais. O governador foi sensível e atendeu nosso apelo”, explicou Busato à Agência GBC.

O apelo não é só do prefeito, mas também do empresariado. Os lojistas de Canoas consideraram positivo o afrouxamento das restrições, às vésperas do Dia dos Pais – uma das datas mais rentáveis para o comércio. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoas, Marcos Negrini, pensa mais alto. “Esperamos pelo anúncio da bandeira laranja na sexta-feira para podermos trabalhar em condições mais favoráveis de manter os empregos”, pontuou.

Porém, Busato explicou que o novo decreto estadual deixou a migração de bandeiras mais difícil. Segundo o prefeito, a média ponderada foi reduzida de 1,5 para 1,1. “O decreto tem um detalhe que poucos perceberam. O índice de 1,5, que é o limite entre as bandeiras laranja e vermelha, foi alterado para 1,1. Dessa forma, ficou mais distante a possibilidade de migrar para a bandeira laranja. Ainda bem que foi flexibilizada a vermelha”, salientou.

O prefeito de Canoas também mencionou o esforço do município em ampliar a capacidade hospitalar, criando novos leitos de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos. “Em Canoas, graças ao investimento que fizemos, não chegamos a um estresse maior e conseguimos ter um pouco mais de fôlego”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!