Meteorologia alerta para onda de frio intensa e chance de neve no RS

Massa de ar polar "enorme e muito intensa" que atingirá praticamente a metade do território brasileiro

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para o ingresso de uma massa de ar polar “enorme e muito intensa” que atingirá praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul. De acordo com a meteorologia, o sistema tem potencial para provocar um “evento histórico de frio e neve”.

O ar de origem polar avançará pela Argentina e vai atingir as regiões Sul, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Norte do Brasil, além de Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru e mesmo Equador, Colômbia e Venezuela. Assim, a influência do ar frio, mesmo que modesta, deve atravessar a linha do Equador e chegar ao Hemisfério Norte, onde é verão.

De acordo com a MetSul, a massa de ar frio será “excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto”. A queda da temperatura será sentida a partir da quarta-feira (19) no Rio Grande do Sul e entre quinta (20) e sexta-feira (21) será percebida nas demais regiões brasileiras.

Com as características do sistema polar que se aproxima, haverá nebulosidade e instabilidade com “ar muito gelado em altitude, o que na análise da MetSul traz uma altíssima probabilidade de ocorrência de neve no Sul do país”.

Conforme a MetSul, todos os modelos numéricos consultados pela empresa apontam neve entre quinta-feira e sábado. A dúvida, porém, é onde e o quanto pode nevar.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!