Índice de isolamento social melhora em Canoas, mas ainda não é o ideal

Região Covid não está entre as melhores colocadas no ranking estadual

O índice de isolamento social no Rio Grande do Sul aumentou para 40,1%, segundo aponta estudo divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Palácio Piratini. O monitoramento é realizado pelo Comitê de Dados do governo estadual, que busca verificar o comportamento da população no enfrentamento da pandemia de coronavírus, que já matou 2.744 pessoas e infectou outras 98.007 no Estado.

Segundo o Piratini, a melhora se deve aos períodos chuvosos, que fizeram com que a população permanecesse por mais tempo confinada. “Períodos onde a chuva registra precipitação média acima de 10 mm, como ocorreu em alguns dias da semana passada, cresce a média da população que evita aglomerações ou sair de casa sem necessidade, se assemelhando aos finais de semana”.

O resultado medido entre os dias 9 e este domingo (16) recoloca o Rio Grande do Sul entre os estados melhores posicionados no ranking nacional, agora no quarto lugar geral e acima da média do país, que segue estabilizada na faixa dos 38%. Na semana anterior, marcada pela reabertura das atividades do comercio não-essencial, o Estado havia despencado para 13ª posição do país, com 38,6% de índice de isolamento, o menor desde o mês de março.

Para auxiliar no combate ao contágio pelo novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%. A região Covid de Pelotas segue apresentando os maiores indicadores em termos de isolamento social. Na última semana, a média na região ficou em 48,4%, quase sete pontos percentuais acima do monitoramento anterior. Com medidas mais rígidas adotadas por algumas cidades, inclusive decretando lockdown, a área de Pelotas chegou a emplacar média de 56,4% nos finais de semana.

As demais regiões que lideram o ranking estadual são, pela ordem, a de Porto Alegre (41,4%), Capão da Canoa (40,4%) e Uruguaiana (39,8%). Já as regiões de Bagé (35,4%), Lajeado (35,5%), Caxias do Sul (36,1%) e Santa Cruz do Sul (36,1%) estão entre aquelas com os menores índices de isolamento social.

Na região de Canoas, composta pelo município homônimo e por outras 17 cidades, o índice de isolamento social subiu de 37,5% para 38,4%.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!