Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB) afirmou que “não há possibilidade de abrir escolas em setembro”. Ele comentou o cronograma apresentado pelo Palácio Piratini que já prevê o retorno da Educação Infantil na próxima terça-feira, 8 de setembro. “Só vamos tomar atitude em relação as escolas públicas quando tivermos total certeza de segurança”, ressaltou.
Busato reforçou que precisa manter alunos, pais, professores e funcionários em segurança. Além disso, ele comentou que não vai liberar a volta às aulas enquanto não escutar toda a comunidade escolar.
“Antes da bandeira amarela, sem abrir escolas”, enfatizou. O secretário municipal de saúde, Fernando Ritter, também afirmou que ainda “Não temos segurança para isso.”
Novo decreto
Busato também comentou sobre o decreto que começou a vigorar na última terça-feira (1°) onde aumenta o funcionamento do comércio varejista considerado não essencial de rua, shoppings e de restaurantes/lancherias. “O retorno para a bandeira laranja nos deixou retornarmos e ampliarmos algumas atividades.”
Já o titular da saúde destacou que o pico da pandemia foi em julho e que diminuiu a ocupação dos leitos de UTI Covid-19. “Reduziu o número de infectados internados”.
Busato ressaltou “que temos que ter cautela” e que a prefeitura segue observando os dados para continuar avançando e evitar de fechar o comércio novamente. “A previsão é que em setembro essa curva continue caindo.”