ATENÇÃO: vacinação contra a poliomielite já está acontecendo em Canoas

Vacinação segue até o dia 30 de outubro

A partir desta segunda-feira (5) até o dia 30 de outubro, ocorre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde. O objetivo é reforçar a imunização contra a doença para crianças de 1 até 4 anos e 11 meses de idade.

O Dia D da gotinha contra a poliomielite está marcado para o sábado, 17 de outubro, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs) estarão funcionando para a vacinação.  

Além disso, durante o mesmo período, acontece ainda a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A intenção é colocar em dia as vacinas das crianças maiores e adolescentes. A Secretária Municipal da Saúde (SMS) de Canoas alerta que mesmo crianças com a carteirinha de vacinação completa devem ser levadas à UBS para uma revisão, já que muitas vacinas antes não oferecidas no SUS passaram a ser ofertadas.

Todas as ações de vacinação serão feitas levando em consideração às normas sanitárias de prevenção à covid-19.

Mais informações

Crianças menores de 1 ano recebem uma vacina contra a poliomielite que é identificada como “VIP” carteirinha. Ela é injetável, portanto, não precisam receber a gotinha.

Durante o período da campanha de vacinação, as UBSs Prata, Cerne e Mato Grande estarão em obras. As equipes destes postos estarão atendendo em unidades próximas, nos bairros correspondentes.

Saiba mais sobre a poliomielite

A poliomielite é uma doença grave, causada por um vírus. Ela pode levar a uma paralisia irreversível e até a morte. No Brasil, é uma doença com baixo número de registros, mas que ainda existe em alguns outros países. A única forma de evitá-la é a vacina.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!