Saiba o que os candidatos de Canoas falaram no primeiro dia de propaganda eleitoral no rádio

A partir de hoje, em dois horários, eles tem espaço em rádios de Canoas

A rádio MIX FM Poa transmite desde esta sexta-feira (9), em dois horários, a propaganda eleitoral obrigatória. Das 7h às 7h10 e do 12h à 12h10, a emissora que tem concessão para transmissão em Canoas, transmite programas de candidatos ao Paço Municipal Canoense e vereadores.

O primeiro a ser escutado foi o candidato Camilo Bórnia (NOVO). Em poucos segundos, ele ressaltou que o canoense não pode esperar que as coisas permaneçam igual sem renovação.

Na sequência, veio Jairo Jorge representando a coligação “Aliança Municipal de Oposição Amo Canoas” formada pelos partidos: PSD, Solidariedade, Avante, PSB, PV, Podemos, Patriota e PSDB.  Ao longo do tempo de exibição, ele reproduziu o jingle da campanha e pesquisas eleitorais. “Eu tenho 55 propostas para fazer Canoas sair da crise e voltar a voar.”

Por último, Luiz Carlos Busato que é candidato à reeleição e representa a coligação formada pelos partidos: PTB, PDT, PL, DEM, MDB e Cidadania, abriu o seu tempo afirmando que sua gestão “resolveu problemas que administrações anteriores não resolveram”. Ainda foram apresentadas ações realizadas pelo atual prefeito como: melhorias na saúde, reativação completa do Hospital Universitário e investimentos na educação e segurança.  

Capitão Nascimento (PSC), César Augusto (Republicanos), Ernani Daniel (Progessistas), Nelsinho Metalúrgico (PT) e Professor Pablo (PSOL) não encaminharam programas eleitorais para a transmissão. Por isso, os espaços foram ocupados por propagandas institucionais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).

Simone Sabin (PRTB) não participa do horário eleitoral. Segundo a Resolução TSE, somente os partidos que nas Eleições 2018 atingiram a cláusula de desempenho instituída pela emenda Constitucional  nº 97/2017 terão acesso ao horário eleitoral gratuito. Desta forma, para 2020 os partidos PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP ficarão sem o acesso.

Como vai funcionar o horário eleitoral

Os programas no rádio serão veiculados de segunda a sábado, das 7h às 7h10min, e das 12h às 12h10min. No total, conforme comunicado da Justiça Eleitoral enviado aos partidos, os blocos de propaganda terão nove minutos e 55 segundos. Os cinco segundos restantes são considerados “sobras”.

Além dos programas, os candidatos têm direito a inserções de 30 segundos ou 60 segundos durante a programação das redes de comunicação, de segunda a domingo. Todas as inserções somam 70 minutos diários e a distribuição é feita conforme os critérios de proporcionalidade.

Na televisão, não há propaganda eleitoral dos candidatos de Canoas. No próximo sábado (9), será a vez dos vereadores.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!