Sapucaia terá, no próximo sábado (21), o Dia D de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A ação acontece das 8h às 17h, mas de forma diferente com equipes móveis e busca ativa, devido à baixa procura pela vacina da Pólio em todo o Estado. Ao todo, serão 38 equipes, sendo duas fixas e 36 móveis.

A Secretaria Municipal da Saúde de Sapucaia do Sul distribui as equipes móveis pela cidade, principalmente em áreas que não possuem Estratégia de Saúde da Família, realizando busca ativa e vacinando crianças com idade entre 12 meses até menores de 5 anos. As equipes fixas estarão em pontos estratégicos e de grande movimentação, sendo uma no Calçadão, no Centro da cidade e, outra, no Supper Rissul, da Avenida Sapucaia, no bairro Primor.

Além das 38 equipes, mais seis Unidades Básicas de Saúde estarão com suas salas de vacinas abertas no próximo sábado vacinando contra a Pólio e, também, atualização o calendário vacinal dentro da Campanha de Multivacinação. São elas: Unidades Básicas de Saúde Colina Verde; Fortuna; Cohab Casas; João de Barro; Vargas e Nova Sapucaia.

A secretária municipal de Saúde, Roberta Bazzo, chama a atenção para o fato de que em todo o Estado a procura pela vacina contra a poliomielite, uma doença viral extremamente séria que ataca os nervos e pode levar à paralisia total, foi muito pequena. Em Sapucaia do Sul, não foi diferente. “Atingimos apenas 70% da nossa meta que é de 95%. Isto é muito pouco diante da gravidade da doença. Os pais precisam se conscientizar da importância da imunização e da proteção dos seus filhos. É importante destacar, ainda, que trata-se de uma dose extra da vacina, obrigatória para todas as crianças de 12 meses a menores de 5 anos”, frisa.