Mesmo na pandemia, escola de Esteio está sendo reformada

O dinheiro utilizado é resultado de uma economia feita durante a suspensão de aulas presenciais

O prefeito Leonardo Pascoal visitou, na tarde desta segunda-feira (30), a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Vila Olímpica. A diretoria da instituição de ensino concluiu a reforma de duas salas de aula, enquanto outras quatro ainda estão recebendo melhorias como troca de piso, pintura, colocação de cortina, substituição de classes, entre outras, além da pintura da parte externa. As obras foram realizadas com recursos do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), economizados ao longo deste período de suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), adicionados a um repasse feito pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

 “Os recursos do PMDDE são divididos proporcionalmente por escola e o que cada uma faz depende da gestão da instituição. É um dinheiro que vem da comunidade, dos impostos, e nada mais justo que voltar em investimento para essa comunidade. Por isso, parabéns às equipes da EMEB Vila Olímpica e às famílias do conselho escolar por essa ação, que é focada nos alunos, que são o objetivo principal do trabalho da Secretaria de Educação”, afirmou Pascoal, acompanhado pelo titular da SME, Wagner Chagas.

O diretor da escola, Gustavo Ely, comentou que há um cuidado grande com a transparência do uso dos valores recebidos. Planilhas foram fixadas no portão da escola para que qualquer um possa ver a comprovação das despesas. “Esses recursos vêm para a escola e é nossa obrigação mostrar o que é feito com eles. São valores que devem servir para os mais de 500 alunos da nossa instituição”, apontou.

Os repasses do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola são transferidos da Prefeitura Municipal aos conselhos escolares de cada instituição. Eles são destinados à cobertura de despesas que concorram para a garantia de funcionamento e de pequenos investimentos das escolas beneficiárias, como aquisição de material de consumo, pagamento de prestação de serviços eventuais, pagamento de transporte dos alunos e de professores em atividades fora do estabelecimento de ensino, avaliação de aprendizagem, aquisição de material permanente, capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação, realização de pequenos reparos, pagamento das faturas de água, luz e telefone relativas ao consumo mensal, dentre outras.

As aulas presenciais na rede municipal de ensino estão suspensas até, pelo menos, o dia 31 de dezembro, em função da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), conforme publicado no Decreto Municipal 6.747/2020.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!