Foto: reprodução

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), apresentou na noite desta terça-feira (12) o Plano de Retomada do Desenvolvimento de Canoas (PRD). Ele é composto por 55 metas que, segundo o chefe do Executivo Municipal, devem ser realizadas nos primeiros 100 dias de governo, até o final da primeira quinzena de abril.

O PRD começa pela saúde. A primeira meta é a aquisição de 32 mil testes para coronavírus. “Vamos testar em todas as unidades básicas de saúde”, afirmou Jairo. Ainda em relação ao Covid-19, são metas: monitoramento epidemiológico da evolução da pandemia, rastrear rede de contatos de infectados e orientar a população sobre a pandemia.

Também está prevista a ampliação dos leitos de UTI para coronavírus e fortalecer o atendimento nos três hospitais da cidade. “Vamos melhorar os nossos hospitais que são fundamentais neste momento”, comentou. Jairo também destacou a compra de insumos, como seringas e agulhas, e o plano de vacinação para a Covid-19. “Nós já estamos trabalhando num plano de vacinação e vamos, no menor prazo possível, ter a imunização”, ressalta o prefeito ao informar a reserva de 400 mil doses da CoronaVac.

Jairo ainda anunciou a reabertura de três Unidades de Pronto Atendimento nos bairros Niterói e Mathias Velho, além da do Idoso, no Rio Branco. Nessa lista, também foi incluída a Unidade Básica de Saúde Pedro da Silveira. “É um trabalho que tem que ser feito e que está dentro das nossas medidas”, afirmou ao informar que uma das propostas é garantir todos os medicamentos nas seis farmácias básicas municipais.

Educação
Nessa área, as metas são compostas pela realização da avaliação de aprendizagem dos alunos da rede municipal, entrega do uniforme e material escolar e o inicio das aulas presenciais e remotas em um sistema híbrido. “Estamos avaliando como será essa volta. É importante essa retomada”, comentou Jairo ao dizer que ainda não há um dia definido para volta as aulas.

Além disso, para o retorno das aulas, a prefeitura prevê a preparação dos prédios das escolas e o inicio de reformas em unidades como o Rui Cerne Lima e o Sete de Setembro. “Eu tive a honra de construir 12 escolas de educação infantil, duas de ensino fundamental e três de alvenaria que substituíram os prédios de madeira”, relata Jairo ao comentar que também serão inauguradas salas do conhecimento e o espaço Google nas escolas.

Transporte
Na live, Jairo citou o final da greve da Sogal e ressaltou que uma das metas é implantar a segunda passagem gratuita para que os usuários voltem a andar de ônibus. Para reforçar a fiscalização, a Prefeitura prevê implantar o sistema de monitoramento em tempo real dos coletivos.

Na área do trânsito, está prevista a recuperação das faixas de segurança junto às escolas municipais.

Serviços Urbanos
As metas da pasta são a retomada do programa choque de limpeza na cidade, sendo cada semana em um quadrante. Também está previsto o inicio da recuperação da iluminação pública. As lâmpadas queimadas serão trocadas.

Segurança
Um dos objetivos é retomar a ronda escolar e apresentar, nas próximas semanas, o projeto de policiamento comunitário. A prefeitura pretende retomar o observatório de segurança pública para avaliação dos dados de violência e recuperar cerca de 50% das câmeras que estão fora de funcionamento.

Cultura, Meio Ambiente e Animais
Até abril, a prefeitura pretende lançar o edital do microcrédito cultural e apresentar as atividades e ações culturais da Lei Aldir Blanc. Outro lançamento será o programa de educação ambiental e do programa de bem estar animal.

Jairo ainda ressaltou que serão feitos cadastros dos protetores de animais e das carroças que ainda estão em atividade.

Por fim, a prefeitura deve lançar um programa municipal de castração.

Desenvolvimento Urbano e Habitação
A Prefeitura pretende levantar todas as demandas dos condomínios do Minha Casa Minha Vida e quais são ás áreas disponíveis para lançar o programa Minha Terra Canoense que irá ofertar lotes para a população.

O projeto de regularização fundiária será retomada a um mutirão de entrega de escritura de áreas já regularizadas que foram retidas na Prefeitura ou nos cartórios durante os últimos quatro anos. O Executivo Municipal ainda quer revisar as exigências para novos empreendimentos imobiliários na cidade para ativar a construção civil na cidade.

Desenvolvimento Econômico e Turismo
Jairo quer captar novas empresas para a cidade e assim, automaticamente, gerar mais empregos. Ele também quer desburocratizar para acelerar a abertura de empresas e retomar o funcionamento do escritório do empreendedor, além de criar uma sala exclusiva para atendimento MEI.

No setor, também será criado o programa juro zero e o lançamento do programa de auxilio emergencial de R$ 200. Conforme Jairo, esse dinheiro será utilizado exclusivamente para compra de alimentos, produtos de higiene e produtos para PET.

Cidadania, Obras e Subprefeituras
Nas próximas semanas, deve ser reaberto o CRAS do bairro Niterói. “Hoje, quem precisa de atendimento tem que ir até o Rio Branco”, comentou Jairo Jorge. Além disso, ele pretende reabrir o restaurante popular. “A antiga gestão fechou”, enfatizou.

Na lista de obras estão a pavimentação de vias no MQ1 do bairro Guajuviras, revisão de casas de bombas e inicio da limpeza das valas. “Ficamos de plantão nessa última madrugada monitorando a chuva”, enfatizou o prefeito. Jairo também quer retomar a produção da usina de asfalto. “A gestão passada comprou asfalto, mas, é mais barato produzir.”

As Subprefeituras estão responsáveis pelas limpezas das bocas de lobo e de áreas de visitação e lazer, como praças, por exemplo.

Esporte e Lazer
Nas próximas semanas, a Prefeitura vai fazer um levantamento da situação dos espaços esportivos e das obras necessárias. Os equipamentos das academias ao ar livre serão recuperados. Está na lista o lançamento do programa atleta cidadão do futuro.

Fazenda, Procuradoria Geral e Gabinete do Prefeito
Nos próximos dias, será feito um levantamento detalhado das dívidas deixadas pela gestão anterior. A prefeitura também deverá lançar um programa de refinanciamento de dívidas geradas pela retração da economia em razão da pandemia para contribuintes.

Para garantir atendimento total a população, será encerrado o horário reduzido de atendimento presencial na Prefeitura. “Vamos garantir todos os protocolos sanitários.”

Por fim, nas metas estão quatro projetos de participação popular. São eles: Prefeito Presente, Prefeitura na Rua, Prefeito na Estação e Prefeitura Aberta.