Battistela e Jairo querem vacina para professores de Canoas e Nova Santa Rita

Segundo os prefeitos, a vacina é essencial para começar o ano letivo

Bruno Lara (polĂ­tica) | [email protected]

Canoas e Nova Santa Rita defenderam a vacinação para professores na reuniĂŁo do ConsĂłrcio dos MunicĂ­pios da RegiĂŁo Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) desta quarta-feira (10). Atualmente, professores e servidores de escolas estĂŁo na quarta fase, apĂłs idosos, profissionais da saĂșde, indĂ­genas e pessoas com doenças crĂŽnicas. A intenção dos prefeitos Ă© que eles passem a integrar a segunda fase, junto dos idosos de 60 a 74 anos.

“Nossa principal reivindicação Ă© a imunização de todos os profissionais da educação das redes estadual e municipal. Para que possamos começar o ano letivo de 2021, precisamos dar esse passo. Assim, os profissionais poderĂŁo exercer seu trabalho com maior segurança e preservaremos a vida das pessoas”, defendeu o presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella.

Em Canoas, segundo a Prefeitura, são 2.500 trabalhadores na área da Educação e mais de 30 mil crianças atendidas. “Em encontro com os prefeitos dos municípios que fazem parte da Granpal, conversamos com o secretário estadual da Educação, Faisal Karam. Discutimos a volta às aulas e a aplicação do modelo híbrido de ensino. Acho importante priorizarmos a vacinação dos professores e demais profissionais da área, para que o ano letivo inicie de forma segura, tanto para eles como para as nossas crianças e jovens”, afirmou o prefeito Jairo Jorge.

Faisal Karam, secretĂĄrio estadual de Educação, esteve presente na reuniĂŁo e seguiu a mesma linha em defesa da reabertura das escolas. Ele colocou a estrutura da Secretaria da Educação Ă  disposição dos municĂ­pios. “Precisamos pensar no aluno. Os estudantes nĂŁo tĂȘm mais condiçÔes de permanecerem afastados da sala de aula. Nesse sentido, o diĂĄlogo com os municĂ­pios Ă© fundamental”, afirmou Faisal.

O Governador Eduardo Leite tem defendido essa postura desde dezembro do ano passado, pedindo para que o Governo Federal coloque os profissionais da educação em uma “fase mais inicial”. Ao todo, o Brasil tem cerca de 2,34 milhĂ”es de professores do nĂ­vel bĂĄsico ao superior.

Nos prĂłximos dias os prefeitos das cidades que integram o consĂłrcio deverĂŁo procurar o MinistĂ©rio da SaĂșde para levar a proposição com o apoio do Governo do Estado. Caso a UniĂŁo nĂŁo aceite, nĂŁo querem permanecer de braços cruzados. O “plano b” discutido Ă© a compra de vacinas. “Nesse caso, pediremos ao governo do Estado que articule para que os municĂ­pios que desejarem, e tenham capacidade financeira, possam comprar as doses e vacinem seus professores”, adiantou Battistella.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!