Roberto Jefferson ofende Eduardo Leite e vice-governador promete sair do PTB

AlĂ©m de Ranolfo, todos os deputados devem deixar o PTB gaĂșcho.

Bruno Lara | [email protected]

Com apenas uma entrevista, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, conseguiu perder pelo menos cinco deputados estaduais, trĂȘs deputados federais e o Ășnico vice-governador da sigla no paĂ­s.

Ele criticou o governador Eduardo Leite (PSDB) pelas medidas que vem adotando no combate a pandemia de CoronavĂ­rus e o chamou de “viado”. A primeira reação veio do vice-governador, Ranolfo Vieira Jr. “Lamento muito que o senhor esteja dirigindo o partido para um rumo tĂŁo equivocado e na contramĂŁo de nossas origens democrĂĄticas. Esse, definitivamente, nĂŁo Ă© o nosso rumo”, destacou.

Veja o vĂ­deo completo de Ranolfo clicando aqui.

O vice-governador recebeu apoio de todos os deputados estaduais e federais do PTB gaĂșcho. Eles assinaram um ato de repĂșdio a atitude de Jefferson. “Discordamos frontalmente da abordagem do presidente nacional do partido, e na condição de partidĂĄrios petebistas renovamos a confiança e o apoio ao nosso vice-governador Ranolfo, escolhido pelas urnas para esse posto. Estamos ao lado dele, solidĂĄrios e unidos”. Os deputados tambĂ©m informaram que “qualquer punição imposta ao vice-governador” deverĂĄ ser estendida aos “deputados estaduais e federais da legenda no Rio Grande do Sul”.

A Defensoria PĂșblica do Rio Grande do Sul tambĂ©m divulgou nota repudiando as declaraçÔes. Na opiniĂŁo o ĂłrgĂŁo, Jefferson proferiu agressĂ”es contra o governador e tambĂ©m contra a comunidade LGBT. “Absolutamente inaceitĂĄvel que, em um momento extremamente crĂ­tico como o vivenciado, seja utilizado o prestigioso microfone da RĂĄdio Bandeirantes para desinformar a população no que toca Ă  gravidade da pandemia que nos assola e, no mesmo contexto, ofender vulgarmente o governador do Estado, grupos minoritĂĄrios e todas aquelas pessoas que nĂŁo mais toleram o ambiente de animosidade e violĂȘncia que artificialmente se tenta prolongar no Brasil”.

Leia a nota completa da defensoria clicando aqui.

PTB entre Leite e Bolsonaro

A briga interna Ă© uma prova de que as eleiçÔes de 2022 estĂŁo cada vez mais prĂłximas. Roberto Jefferson se tornou um dos mais eufĂłricos entre os defensores do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido). Ranolfo, alĂ©m de vice-governador ao lado de Eduardo Leite, faz parte do grupo polĂ­tico do ex-deputado federal e ex-prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, que deve assumir como secretĂĄrio de Desenvolvimento Regional do estado na prĂłxima segunda-feira (22). A retaliação acontece poucos dias apĂłs a demonstração de que no estado o partido estĂĄ trabalhando pela candidatura do governador Ă  PresidĂȘncia.

Pelo Twitter, Jefferson anunciou a intervenção no Rio Grande do Sul. Mudou a direção estadual retirando do comando o deputado estadual LuĂ­s Augusto Lara e nomeando o ex-prefeito de GravataĂ­, Edir Oliveira, como presidente. Ele afirmou tambĂ©m que coloria Ranolfo “para fora do partido”.

Se deixarem o partido por vontade prĂłpria os deputados podem perder seus mandatos. Por isso, devem aproveitar a janela de março de 2022 para migrar para outro partido. Enquanto isso, serĂŁo muitos os movimentos, mas todos estĂŁo decididos em deixar o PTB. A dĂșvida Ă© se migrarĂŁo em bloco para outra legenda ou se cada deputado seguirĂĄ um caminho diferente.

Quem Ă© Roberto Jefferson

Ex-deputado federal, Roberto Jefferson foi um dos condenados no escùndalo do Mensalão, no governo Lula. Ele confessou que recebia dinheiro e também que entregava dinheiro para outros parlamentares. Desde as eleiçÔes de 2018, se tornou um defensor fervoroso do presidente Jair Bolsonaro.

Leia a nota completa do PTB

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!