Vereador de Canoas pede mais prazos em impostos e alvarás para auxiliar autônomos e empresários

Bruno Lara | [email protected]

O vereador Jonas Dalagna (NOVO) protocolou nesta terça-feira (16) um pedido de providências para que a Prefeitura de Canoas analise abrir novamente um prazo para o parcelamento do IPTU e também a prorrogação do ISSQN. Com isso, segundo o parlamentar, autônomos e empreendedores ganhariam mais fôlego durante as restrições impostas pela bandeira preta.

O vencimento de ambos os tributos está previsto para os meses de março e abril. No pedido, a sugestão é que os vencimentos passem para os meses de setembro e outubro. “Entendemos o momento crítico pelo qual o estado do Rio Grande do Sul e a cidade de Canoas passam, e desta forma nossa população espera a sensibilidade do Poder Público para com os trabalhadores e empreendedores, por conta da impossibilidade de exercerem suas atividades e, por conseguinte, proverem seu sustento”, argumenta.

O documento ainda propõe a prorrogação da validade de alvarás e certidões municipais durante o período de bandeira preta. No início de março deste ano, a Prefeitura de Canoas divulgou uma queda na arrecadação de R$ 10 milhões em função da pandemia de Covid-19. Em comparação com o ano passado, os meses de janeiro e fevereiro deste ano apresentaram queda no ICMS (-1,70%), no FPM (-2,60%), no IPTU (-5,50%) e no IPVA (-9,80%).

A Prefeitura de Canoas informou que o pedido está em análise, mas que já na próxima semana deve anunciar um posicionamento.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!