Vereadores de Nova Santa Rita querem tratamento preventivo ao coronavĂ­rus

PolĂ­ticos querem que municĂ­pio distribua ivermectina e hidroxicloroquina.

Em Nova Santa Rita, o Progressistas lançou uma nota pĂșblica em apoio ao chamado kit de tratamento preventivo da Covid-19. Entre os medicamentos, estĂŁo Ivermectina, Hidroxicloroquina e Azitromicina. A orientação surge em função do Projeto de Lei nÂș 003/2021, de autoria do vereador Odegar Mendes Raymundo (PRTB).

O partido argumenta que municĂ­pios que estĂŁo distribuindo os remĂ©dios estĂŁo com baixos Ă­ndices de hospitalizaçÔes e Ăłbitos. TambĂ©m colocou dĂșvida sobre as vacinas que estĂŁo sendo aplicadas. “Sabemos que ainda nĂŁo existe certeza plena na eficĂĄcia das diversas descobertas e pesquisas relacionadas ao novo coronavĂ­rus, como por exemplo, as prĂłprias vacinas que estĂŁo sendo destinadas Ă  população”.

Gerando grande discussĂŁo polĂ­tica entre diversos setores, o kit ainda gera discussĂŁo. Em fevereiro, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul afirmou que nĂŁo tem suporte em evidĂȘncias cientĂ­ficas robustas e assentadas em pesquisas clĂ­nicas conclusivas sobre a eficĂĄcia dos remĂ©dios.

Na capital, analisando o pedido liminar enviado pelo PSOL, o juiz EugĂȘnio Couto Terra, da 10ÂȘ Vara da Fazenda PĂșblica do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, suspendeu uma nota tĂ©cnica da Secretaria Municipal da SaĂșde de Porto Alegre vedando a distribuição dos medicamentos. Segundo ele, isso pode “transmitir uma falsa sensação de segurança de prevenção”, argumentou o magistrado.

O Progressistas de Nova Santa Rita orientou o seu vereador, Silvio Almeida, a votar favorĂĄvel ao projeto e pediu aos demais parlamentas e ao poder Executivo “empatia e desprendimento de ideologias na anĂĄlise desse projeto”. Segundo o partido, se sancionado, “diminuirĂĄ consideravelmente o nĂșmero de internaçÔes hospitalares”.

Leia a nota na Ă­ntegra:

NOTA À POPULAÇÃO DE NOVA SANTA RITA

Sobre o tratamento preventivo Ă  Covid-19

SĂŁo inĂșmeras as evidĂȘncias de que o chamado kit de tratamento preventivo da Covid-19 possui eficĂĄcia. MunicĂ­pios brasileiros que estĂŁo adotando a distribuição dessas medicaçÔes, como Ivermectina, Hidroxicloroquina, Azitromicina e afins, estĂŁo com baixos Ă­ndices de hospitalizaçÔes e Ăłbitos.

Na campanha eleitoral de 2020, o entĂŁo candidato pelo PP Marcelino Muzykant alertava a população de que “SAÚDE É PARA AGORA, e nĂŁo para os prĂłximos anos”, deixando claro que se devia investir em prevenção e infraestrutura para melhor atender as pessoas que viessem a contrair o coronavĂ­rus. Entendemos que o tratamento preventivo nĂŁo pode ser abordado a partir de Ăłticas polĂ­ticas ou ideolĂłgicas. Muito menos a solução para o fim da pandemia estĂĄ em somente fechar o comĂ©rcio e as empresas.

Acreditamos que, alĂ©m das vacinas, importante mecanismo de combate Ă  Covid-19, a cidade clama pelo tratamento preventivo. Sabemos que ainda nĂŁo existe certeza plena na eficĂĄcia das diversas descobertas e pesquisas relacionadas ao novo coronavĂ­rus, como por exemplo, as prĂłprias vacinas que estĂŁo sendo destinadas Ă  população. Compreendemos que Ă© hora de contar com as evidĂȘncias favorĂĄveis ao tratamento precoce, em nome da sobrevivĂȘncia e saĂșde de nossos munĂ­cipes.

Dessa forma, o Progressistas de Nova Santa Rita apoia a aprovação do Projeto de Lei nÂș 003/2021, de autoria do vereador Odegar Mendes Raymundo, e estĂĄ orientando o seu vereador, Silvio Almeida, a votar favorĂĄvel. Esperamos dos senhores vereadores e do poder Executivo empatia e desprendimento de ideologias na anĂĄlise desse projeto no qual cremos que, se aprovado e sancionado, diminuirĂĄ consideravelmente o nĂșmero de internaçÔes hospitalares.

Nova Santa Rita, 19 de março de 2021.

Executiva Municipal PP-NSR

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!