Comércio de Canoas quer aumentar vendas na Páscoa

Eles querem que o comércio continue funcionando.

Assim como em 2020, este ano o feriado de Páscoa segue sendo atípico para os comerciantes. Apesar das incertezas geradas pelo Coronavírus e dos dias difíceis com o comércio não essencial fechado na nossa região, o presidente do Sindilojas Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Triunfo, Denério Neumann, afirma que a classe deve se manter entusiasmada para atender novamente os consumidores que estão voltando aos poucos.

O pedido de Denério é para que a população dê preferência para comprar dentro da cidade. “Apesar dos receios, eu incentivo a todos a prestigiarem o comércio local. Estão todos orientados a tomar as medidas necessárias para a segurança da população. A Páscoa é uma ótima oportunidade de retomada e não vamos deixar de celebrar, apesar de separados fisicamente”, diz o presidente.

A avaliação econômica da Fecomércio-RS aponta um cenário de incertezas para a data, mas reforça que os comerciantes devem estar preparados para tentar amenizar os prejuízos.
Embora tenha havido recuperação nas duas últimas leituras do índice de confiança das famílias (ICF-RS), o indicador ainda aponta pessimismo e elevada cautela nas compras das famílias gaúchas. Pelo lado da inflação, embora o aumento relativo menor dos chocolates na RMPA (1,94%) em relação ao IPCA (4,30%) pudesse ser um aspecto positivo, ele está inserido em um quadro de aceleração dos preços dos alimentos – o que diminui o poder de compra das famílias, freando o consumo de bens e serviços em geral.

“Os lojistas sabem do momento sanitário crítico que vivemos e estão fazendo a sua parte cotidianamente no combate ao vírus: máscaras são exigidas nos estabelecimentos comerciais, há um grande cuidado com o distanciamento social dentro das lojas e o álcool em gel está sempre disponível. Esperamos estar com o comércio aberto no período que antecede à Pascoa e poder, ao menos, minimizar as perdas depois de um ano tão crítico como foi o de 2020”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.

Ainda, como condicionante do volume de compras, a avaliação pontua que muitas famílias devem optar por não realizar eventos em comemoração à data, tendo em vista a evolução da situação sanitária até as vésperas da Páscoa. Isso impacta na menor compra de bens para presentear na Páscoa, bem como gêneros alimentícios tipicamente consumidos no período em virtude do menor número de encontros. Com base neste cenário, a análise reforça a necessidade de os lojistas reunirem esforços não apenas ao mix de produtos, mas também na comunicação com seus clientes sobre promoções, condições de pagamento e de entrega.

Como nem todo lojista consegue atuar no e-commerce, a economista-chefe da Federação, Patrícia Palermo, separou três sugestões para quem tenta superar o momento crítico e amenizar prejuízos.

• Para os comerciantes que têm cadastro, a dica é entrar em contato direto com seus clientes, seja por telefone ou por ferramentas como o WhatsApp, oferecendo seus produtos e facilitando as condições de entrega.

• Nas redes sociais, desenvolva uma estratégia de postagens. Faça uma boa apresentação dos seus produtos, desenvolva ações que gerem engajamento das pessoas como sorteios e promoções, responda a comentários e incentive a interação do público com o seu negócio.

• Forme parcerias. Nos momentos difíceis as pessoas precisam dar as mãos. Se associe com outros negócios para vender seus produtos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!